Governador

MARCELO MIRANDA

Reconhecido pelo seu carisma e determinação política, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, destaca-se no cenário nacional por ser homem público de popularidade incontestável. Casado com a deputada federal Dulce Pagani Miranda, é pai de dois filhos: Guilherme e Marcella. Sua atuação pública mudou os destinos políticos do Estado ao classificar-se entre as mais bem votadas lideranças do País. Natural de Goiânia (GO), nasceu em 10 de outubro de 1961.

Veio para o Tocantins ainda criança, quando seus pais fixaram residência em Araguaína, região norte do Estado, onde, anos mais tarde, iniciou carreira política como deputado estadual. Sua ligação com assuntos políticos, no entanto, começa ainda no Estado de Goiás, assessorando o pai, então deputado estadual Brito Miranda, representante da região do antigo norte goiano, hoje Tocantins, na Assembleia Legislativa daquele Estado. Agropecuarista, deputado estadual por três mandatos, assumiu por duas vezes consecutivas a presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins. Nesse período, destacou-se entre os parlamentares brasileiros, integrou a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) e articulou a criação do Parlamento Amazônico, do qual foi presidente no período de 2001 a 2002.

Sua postura democrática rendeu-lhe votação expressiva em todas as suas candidaturas ao Poder Legislativo. Em 2002, obteve 300 mil votos, 60% dos votos válidos. Um ano depois, assume o Governo do Estado, para o mandato 2003-2006. Em 2006, seu trabalho é reconhecido pelos tocantinenses: é aclamado mais uma vez pela soberania das urnas e inicia, em 2007, seu segundo mandato à frente dos destinos do Estado. Em 2014, Marcelo retorna ao Executivo tocantinense através das eleições de 2014, quando obteve 51,3% dos votos. Atualmente, Marcelo Miranda destaca-se pelo perfil do político experiente, com um detalhe: tem alma e corpo tocantinense.

Uma das principais marcas da sua administração é a postura democrática, o caráter humano de seu governo e o diálogo franco com todos os setores da sociedade. A defesa da democracia e da pluralidade de ideias são características próprias do governador Marcelo Miranda e que marcam a presença de um novo líder do Tocantins. Uma liderança que promete retomar ao Estado um novo ritmo de desenvolvimento.