Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

Manuel Junior

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Governo do Tocantins entrega laboratório de informática em Pedro Afonso Projeto Berçário Industrial já é realidade no interior do Tocantins Tocantins embarca para os Jogos Escolares da Juventude no Ceará Centro de Línguas da Secretaria da Educação inicia aulas de inglês e espanhol a estudantes, professores e servidores Ruraltins desenvolve sistema de gestão para ampliar atendimento e oferta de crédito Secretaria da Cultura disponibiliza Termo de Permissão de Uso para reserva de espaços públicos e museus Professor de Matemática da rede estadual desenvolve jogos para a internet com alunos do município de Wanderlândia Região norte aponta demandas prioritárias durante encontro do Plano Plurianual Recadastramento de servidores públicos do Tocantins começa nesta terça Tocantins representa estados da Região Norte em Conselho Superior do Departamento Penitenciário Nacional Marcelo Miranda recebe o embaixador da Bélgica nesta terça-feira no Palácio Araguaia Conferência Regional da Juventude acontece nesta terça-feira, 1°, e reúne jovens no Colégio Tiradentes em Palmas Governo do Estado realiza diagnóstico para melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais Batalhão Rodoviário tem crescimento no número de autuações Encontro regional para elaboração do Plano Plurianual chega a Xambioá Administração implementa medidas de contenção de gastos Escolas estaduais retomam atividades normais com foco na preparação para exames Polícia Comunitária capacita agentes comunitários de Segurança nos municípios de Colinas e Araguaína Cantor e compositor Raimundo Fagner abre programação cultural do 9º Salão do Livro Encontro do Plano Plurianual define prioridades para a região norte do Estado