Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

Manuel Junior

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Representando o governador, secretário defende a reconstrução do Tocantins Em visita ao Estoque Regulador, TCE conhece situação de medicamentos e insumos inservíveis Detran-TO inicia trabalho de vistoria e fiscalização do transporte escolar nos 139 municípios do Estado Tocantins já conta com dose 3 em 1 para tratamento da AIDS e HIV na rede de saúde Governador quer reverter quadro de insegurança para atrair novos investidores ao Estado e defende fortalecimento do empresariado Percentual de cura de hanseníase chega a 87,7% no Tocantins Conselhos são convidados a participar da elaboração do PPA Comerciantes participam de Curso de Agente Comunitário de Segurança Governo do Estado anuncia retomada do concurso da Defesa Social Notificações de dengue tem redução de mais de 50% no TO Programa É Pra Já vai será reformulado e ampliado para outros municípios Estado do Tocantins terá quatro novos laboratórios habilitados para produção de próteses dentárias Estado debate novos rumos da Educação do Campo em seminário Cartão postal do Estado, Praça dos Girassóis passa por revitalização Após semanas de intensa negociação, Governo anuncia retomada do concurso da Defesa Social Número de notificações de dengue tem redução de 52% no Tocantins Governador recebe visitas de representantes de instituição financeira e do presidente da Fieto Programa É Pra Já terá atendimento modernizado e vai ser ampliado para outros municípios Estado dá início a planejamento para combate a queimadas Executivo e Tribunal de Contas reforçam diálogo com encontro técnico para secretários estaduais