Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

Manuel Junior

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Corrida do Fogo atrai milhares de competidores de todas as idades na Capital Secretaria do Meio Ambiente firma parceria com a UFT para implantação de Centro de Referência no Campus de Gurupi Governador Marcelo Miranda visita hospital de referência que será inaugurado em Goiânia Comitê estuda ações de proteção à criança e ao adolescente durante Jogos Mundiais Indígenas Marcelo Miranda discute desenvolvimento regional em Fórum em Goiânia Atividades desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito voltam ao fluxo normal com o fim da greve Governador Marcelo Miranda discute interesses da região Central durante fórum em Goiânia Oficina capacita servidores e debate desmistificação da sexualidade Estado e governo federal discutem agenda para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas Governo discute implantação de Agenda de Convergência para Jogos Mundiais dos Povos Indígenas Entrega dos kits para Corrida do Fogo termina nesta sexta-feira Audiência Pública debate políticas voltadas para a juventude tocantinense Presidente da Jucetins destaca Sistema que facilita processo de abertura e fechamento de empresas Prova Bombeiro de Aço testa competidores em circuito que exige força e habilidade Carlos Alberto esclarece sobre Redesim e alerta para regularização de empresas inativas Competição Bombeiro de Aço mobiliza militares na Capital Presidente da Jucetins fala sobre Redesim e alerta para regularização de empresas Audiência pública debate políticas para juventude no Tocantins Atendimento à população é retomado com o fim da greve dos servidores do Quadro Geral Sine Tocantins restabelece todos os seus serviços com término da greve dos servidores do quadro geral do Estado