Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

Manuel Junior

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Marcelo Miranda e Claudia Lelis entregam Pacto Estadual de Defesa e Proteção às Mulheres Tocantins assina termo de adesão a programa do governo federal de assistência à mulher Mais da metade das escolas registram atividade normal após volta às aulas Governo do Estado anuncia adesão ao programa Mulher, Viver Sem Violência e a construção da Casa da Mulher Brasileira Policiais civis do Grupo de Operações Táticas Especiais tocantinenses participam de curso sobre explosivos Educação abre inscrições de cursos de Libras e Braille para profissionais da educação e comunidade em geral Oficinas orientam produtores culturais e representantes de indígenas Educação do Tocantins é destaque em reunião nacional Governador Marcelo Miranda recebe ministras Eleonora Menicucci e Kátia Abreu Ministra Eleonora Menicucci recebe terreno para contrução da Casa da Mulher Brasileira Resultado da seleção de apresentações no Salão do Livro 2015 é adiado para a próxima quarta-feira Agosto Verde vai levar capacitação para produtores rurais de Palmas Defesa Civil fiscaliza caminhões-pipa que devem atender aos 27 municípios da região sudeste Governador Marcelo Miranda recebe ministra Eleonora Menicucci nesta segunda-feira Escolas estaduais tocantinenses se preparam para o início do segundo semestre letivo Federação das Indústrias do Estado do Tocantins confirma apoio ao Encontro Nacional de Juntas Comerciais 2015 Governo repassa 1ª parcela da data-base dos servidores estaduais neste sábado Secretaria de Estado da Educação planeja criação de Centro de Atendimento Especializado em Colmeia Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres para adesão do TO ao programa Mulher, Viver sem Violência Em entrevista Subsecretário da Segurança Pública destaca parcerias para reestruturar delegacias do interior