Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

Manuel Junior

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Tocantins é destaque nacional por falta de planejamento da administração passada Assistência técnica e linhas de crédito fortalecem setor da agricultura familiar no Estado Gestão e financiamento do SUS serão discutidos em encontro nesta 3ª Governo anuncia retomada de Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste Orquestra Sinfônica do TO abre inscrições para jovens músicos Banco de leite do Hospital Dona Regina busca doadoras Marcelo Miranda determina retomada do Prodoeste, que vai gerar mais de 11 mil empregos Orquestra Sinfônica do TO abre inscrições para estudantes Cooperativa visita Complexo de Ciências Agrárias da Unitins e destaca potencial Cirurgias neurológicas são garantidas pelo Governo do Estado Governo do TO disponibiliza comprovante de rendimentos para declaração do Imposto de Renda Inscrições para capacitação de professores em Língua Brasileira de Sinais estão abertas a partir desta segunda Programa de Formação tem pré-inscrições abertas até dia 13 Governo recebe empresários e analisa proposta para promover a expansão da Ceasa no Estado Com parceria do Governo do Estado, laboratório de classificação de grãos entra em funcionamento em março Governador Marcelo Miranda prestigia inauguração de unidade frigorífica do grupo JBS em Araguaína Comprovante de rendimentos para declaração do Imposto de Renda ja está disponível para os servidores Vice-governadora reforça apoio a projetos de desenvolvimento sustentável na região rural da Capital Cirurgias neurológicas são garantidas pelo Governo do Estado no Hospital Geral de Palmas Marcelo Miranda faz avaliação positiva de agenda em Brasília e mostra otimismo com recepção