Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

Manuel Junior

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Órgãos do Executivo estadual aderem ao Sistema Integrado Administrativo, que agiliza atendimento interno Governo garante implantação de rede de esgoto, beneficiando quase 50 mil tocantinenses Festival Internacional de Capoeira reúne centenas de capoeiristas na Capital; evento tem apoio do Governo do TO Prazo para vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 31 Hemocentro de Palmas necessita com urgência de sangue tipo O - Hemocentro necessita de sangue O- Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada no Tocantins Acy Carvalho destaca reestruturação do Banco do Empreendedor em entrevista à TVE Para comemorar produção, Festa da Soja será realizada em Campos Lindos, município da região nordeste do Tocantins Presidente do Banco do Empreendedor apresenta medidas para reduzir inadimplência e garantir acesso ao microcrédito Reestruturação do Banco do Empreendedor é destaque em entrevista à TVE Tocantins Campanha é prorrogada e tocantinenses ainda podem tomar vacina contra gripe Proposta da data-base será apresentada pelo Governo a entidades na segunda-feira Profissionais da Saúde discutem atendimento aos povos indígenas do Estado Primeiras turmas do CapacitaSUAS serão encerradas nesta sexta-feira; solenidade acontece nesta tarde, em Palmas Campus da Unitins em Palmas recebe a partir desta sexta-feira edição do Enactus Brasil Vítimas de trânsito recebem orientações sobre Seguro DPVAT Diretores recebem equipe da Seduc na Regional de Araguaína e conhecem projetos do Estado para o setor Organização e capacitação de apicultores são estratégias para expandir produção Equipe técnica da Secretaria da Administração participará do Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília