Programa Nascente Viva é lançado no Palácio Araguaia

27/02/2013 - 14:18 - Luiz Melchiades

Manuel Junior

De acordo com Alan Barbieiro, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 27, o edital do Programa Nascente Viva, no valor de R$ 1 milhão, para recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O lançamento aconteceu no Palácio Araguaia com a presença de representantes de cerca de 15 entidades da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Governador Siqueira Campos comentou que apesar do Tocantins ser o Estado com o maior potencial hídrico aproveitável do Brasil, há ameaças de rios que secaram no Bico do Papagaio e na região sudeste. “Isso são sinais que merecem a nossa atenção. Temos que tomar providências enquanto é tempo”, frisou.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o programa vai dar condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. “O Tocantins é muito rico em água, mas infelizmente algumas nascentes estão morrendo em função da própria ação humana”, declarou.

Ainda durante o lançamento, Barbiero defendeu a iniciativa do Governo em apoiar as organizações civis para implementar ações ambientais. “É impossível realizarmos ações de desenvolvimento sustentável sem a mobilização e a participação da sociedade.”, destacou.

Fundo Estadual

O edital é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) e apoiará ações de plantio e manutenção da mata ciliar e programas de educação ambiental. Podem concorrer entidades da sociedade civil organizada com projetos que tenha o valor máximo de até R$ 100 mil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 25 de março. Para efetivar a inscrição o proponente deverá protocolar o projeto na sede da Secretaria, observando o regulamento e os formulários que estão disponíveis no site da Semades (http://semades.to.gov.br/conteudo/editais/435).

A previsão é que o resultado final das instituições contempladas sejam divulgados até o dia 22 de abril.

Revisão: Natália Ferraciolli

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Governador conhece Centro de Reabilitação em Goiânia e anuncia construção de unidade no Tocantins Governador assina contratos para financiamento de projetos de incetivo à tecnologia no Estado Governador Marcelo Miranda recebe a Folia do Divino Espírito Santo no Palácio Araguaia Avaliação psicológica do Concurso da Defesa Social será neste fim de semana Foliões anunciam a passagem do Divino Espírito Santo Seduc divulga lista dos aprovados no processo seletivo do PNAIC Para reforçar ações e qualificar profissionais, Estado oferece capacitação em serviço sobre meningites Escolas de Porto Nacional celebram Dia Nacional do Livro Infantil Plantio de sementes nas várzeas tropicais tocantinenses começa nesta segunda-feira Marcelo Miranda reforça compromisso de parceria com gestores municipais para o desenvolvimento do Estado Prefeitos anunciam apoio ao Governo Marcelo Miranda em audiência no Palácio Araguaia Sedruh tem novos horários para cadastro habitacional em Palmas Governo avalia indicadores de casos de dengue no Tocantins Caravana da Anistia defende debate sobre Direitos Humanos na Casa de Leis Marcelo Miranda assina contratos de incentivo à tecnologia no Estado Governo inicia nova capacitação em Planejamento Estratégico Institucional Estado promove o 1º Encontro de Associações de Moradores de Palmas Governo e servidores públicos do Estado buscam consenso em torno de propostas Agrotins 2015 terá programação diversificada para apicultores Municípios tocantinenses são incentivados a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional