Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Municípios recebem orientações sobre o programa Melhor em Casa, que leva atendimento ao paciente em domicílio Parque Estadual do Cantão celebra 17 anos no dia 14 com programação especial Departamento Estadual de Trânsito orienta os condutores que vão pegar a estrada durante período de férias escolares Plano de regionalização visa ampliar acesso à população tocantinense aos serviços de proteção social especial Inscrições para 1ª Corrida de Rua de Porto Nacional terminam nesta quinta; prova será disputada no domingo Bombeiros alertam para riscos de afogamentos no período de praias Ruraltins realiza curso de elaboração de pratos de pescado para barraqueiros da cidade de Peixe Governo autoriza pagamento de despesas aos servidores do Corpo de Bombeiros Militar Parceiros discutem cooperação técnica quanto ao Zoneamento Ecológico-Econômico no Tocantins Tocantins supera meta e é destaque em indicadores da área nutricional do Ministério da Saúde Detran-TO orienta motoristas sobre a transferência de pontuação Governo do Estado leva educação ambiental às praias no projeto Praia Consciente CDE aprova aporte de R$ 1 mi para feiras agropecuárias Temporada de Praias 2015 tem início no Estado, com atrações musicais e eventos esportivos Chamada pública vai beneficiar mais de 8 mil famílias de assentados no Tocantins Últimos dias para contribuir com a Consulta Pública do Plano Estadual de Cultura Seminário discute assistência à saúde da mulher e do bebê no Tocantins Quilombolas celebram raízes culturais na 2ª Festa da Rapadura no município de São Félix, no Jalapão Hemocentro precisa de doadores para manter estoque no período de férias Curso sobre doenças em suínos será ministrado em Paraíso