Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Vítimas de trânsito recebem orientações sobre Seguro DPVAT Diretores recebem equipe da Seduc na Regional de Araguaína Organização e capacitação de apicultores são estratégias para expandir produção de mel Equipe técnica da Secretaria da Administração participará do Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília Ministro da Justiça garante inclusão do Tocantins em programas de segurança pública Governador apresenta projeto de Extensão Rural em Brasília Secretaria da Saúde alerta para fim da campanha de vacinação contra a gripe Ministério garante inclusão do Tocantins em programas de segurança pública Regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins chegam a Araguatins e Arraias Campanha incentiva doação de leite materno para bebês prematuros Governador Marcelo Miranda defende recursos em Brasília para extensão rural no Estado Ministro da Cultura garante apoio à 13ª edição do Salão do Livro e outros projetos tocantinenses Jogos Estudantis de Araguatins e Arraias movimentam 1.464 alunos Alunos da rede estadual conhecem história de Palmas em Chá Literário Ministro Juca Ferreira assume compromisso com cultura e Governo emplaca projetos Naturatins estabelece mudanças no cadastro para coleta do capim dourado Governo do Estado alerta para emissão de documento em casos de transporte animal Levantamento de safra prevê aumento na produção de amendoim e algodão no Tocantins Escolas estaduais apresentam a cultura nacional indígena no desfile em comemoração ao aniversário de Palmas Agricultura familiar encontra, em feiras, espaço para ampliar negócios e qualificação