Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Sistema de abastecimento de água atenderá a 32 famílias em povoado de São Miguel do TO Ecoporto Praia Norte trará desenvolvimento para a região do Bico do Papagaio Vendedores de veículos terão que informar valores de tributos ao comprador; regra entra em vigor em 60 dias Resultado do processo seletivo de professores do Pronatec é divulgado HGP realiza média de nove cirurgias ortopédicas por dia Com o tema “cadeia produtiva de grãos”, Agrotins 2015 será lançada na próxima terça-feira Fórum discute violência e elege comissão para Casa da Mulher Brasileira Encontro reúne peritos criminais estaduais e federais em Palmas Estado trabalha para recuperar rodovias e garantir segurança e escoamento da produção Contran prorroga prazo para substituição dos extintores de incêndio Governador Marcelo Miranda cumpre agenda na região do Bico do Papagaio nesta sexta-feira Banco do Empreendedor facilita negociação para inadimplentes Curso busca habilitar profissional de segurança pública para lidar com questões relacionadas ao uso de drogas Governo do Tocantins realiza ações de fiscalização em lojas agropecuárias e de monitoramento nas lavouras do Estado Busca por registro de marcas e patentes mostra crescimento de pesquisa no Estado Secretaria de Segurança Pública do Tocantins realiza nesta sexta-feira, 27, o 2° Estudo de Caso de Polícia Científica Prorrogada para 1º de julho a obrigatoriedade de extintor ABC Estado garante realização de cirurgias ortopédicas e estudo da demanda; acordo foi formado no Fórum de Palmas Hospitais da rede estadual recebem mais de quatro mil estudantes para estágios, especializações e residência Fórum busca esclarecer dúvidas e apontar soluções para andamento do Programa Minha Casa, Minha Vida