Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Câmara Setorial da Apicultura se reúne para definir as ações da cadeia produtiva a serem desenvolvidas em 2015 Selo de Identificação Geográfica vai agregar valor a produtos de Capim Dourado do Estado Novos membros do Conselho Especial para Elaboração do Índice de Participação dos Municípios são empossados Participação de alunos de escolas públicas e particulares cresce nas edições da Agrotins Com mais de 75 mil pacientes hipertensos, Estado chama atenção para a prevenção Detran-TO modifica sistema de cassação da Permissão para Dirigir Corpo de Bombeiros forma primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos realizado no Tocantins Corpo de Bombeiros de Colinas recebe área para construção de sede definitiva Estado promove 1º Encontro de Associação de Moradores em Palmas TO realiza seminário para discutir educação integral e currículo Ações para garantir segurança alimentar e nutricional à população são desenvolvidas no TO Recolhimento de embalagens de agrotóxicos chega a mais cidades, projetos Manuel Alves e São João são priorizados Prazo para declarar Imposto de Renda termina no próximo dia 30 Ouvidoria busca acessibilidade e celeridade no atendimento Agrotins 2015 terá atrações especiais para produtores no Pavilhão da Agricultura Familiar Idosos recebem atenção integral e tratamento adequado no TO em casos de demência Termo de cooperação para implantar Selo do Capim Dourado será assinado nesta 6ª Medidas de controle e estratégias do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa são temas de reunião no TO Agrotins se firma como o maior evento de tecnologia agropecuária da Região Norte Jovens do campo têm acesso à escolarização e qualificação; aulas do Projovem Campo começaram nesta quinta-feira