Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Representando o governador, secretário defende a reconstrução do Tocantins Em visita ao Estoque Regulador, TCE conhece situação de medicamentos e insumos inservíveis Detran-TO inicia trabalho de vistoria e fiscalização do transporte escolar nos 139 municípios do Estado Tocantins já conta com dose 3 em 1 para tratamento da AIDS e HIV na rede de saúde Governador quer reverter quadro de insegurança para atrair novos investidores ao Estado e defende fortalecimento do empresariado Percentual de cura de hanseníase chega a 87,7% no Tocantins Conselhos são convidados a participar da elaboração do PPA Comerciantes participam de Curso de Agente Comunitário de Segurança Governo do Estado anuncia retomada do concurso da Defesa Social Notificações de dengue tem redução de mais de 50% no TO Programa É Pra Já vai será reformulado e ampliado para outros municípios Estado do Tocantins terá quatro novos laboratórios habilitados para produção de próteses dentárias Estado debate novos rumos da Educação do Campo em seminário Cartão postal do Estado, Praça dos Girassóis passa por revitalização Após semanas de intensa negociação, Governo anuncia retomada do concurso da Defesa Social Número de notificações de dengue tem redução de 52% no Tocantins Governador recebe visitas de representantes de instituição financeira e do presidente da Fieto Programa É Pra Já terá atendimento modernizado e vai ser ampliado para outros municípios Estado dá início a planejamento para combate a queimadas Executivo e Tribunal de Contas reforçam diálogo com encontro técnico para secretários estaduais