Folia do Divino Espírito Santo é recebida pelo Governador

23/04/2013 - 11:44 - Erica Lima

Governador Siqueira Campos recebe bênçãos do Divino Espírito Santo. Folia de Natividade esteve no Palácio Araguaia

Frederick Borges - Assegov

Governador Siqueira Campos e a primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos pedem bênçãos

O Governador Siqueira Campos, acompanhado da primeira-dama, Marilúcia Siqueira Campos, recebeu na manhã desta terça-feira, 23, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas, a comitiva dos integrantes da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade. Durante a visita, o grupo realizou uma apresentação de catira e pediu bênçãos para a população do Tocantins.

Cerca de 50 foliões fizeram parte da comitiva. Entre eles, os principais símbolos do festejo: o imperador  Patrício Dias Santana; o Capitão do Mastro, Hélio Ribeiro e a Rainha, Josina Nunes. Para o Governador, a festa é uma das mais tradicionais do Tocantins e mostra a religiosidade de um povo. “De certa forma, vocês foliões são capazes de levar a religiosidade e a esperança a quem precisa”, afirmou.

Durante a passagem pelo Palácio Araguaia, os foliões visitaram todos os departamentos da sede do poder executivo, levando a bandeira que representa o Divino Espírito Santo. “Nós pedimos ao Divino que abençoe esse estado e o seu povo”, disse o Alferes Dimas Braga Sá.

De acordo com uma das organizadoras da Folia, Simone Camelo Araújo, a intenção da visita foi agradecer o apoio recebido pelo Governo do Estado para a realização do festejo cultural. “Além disso, nós também queremos convidar o Governador e toda a sua equipe para  as festividades de nosso município”, explicou.

Sobre a folia do Divino

O primeiro registro da folia se deu em 1.903. Neste ano, a festa completa 110 anos de história. Antes da festa, o grupo percorre diversas regiões do estado. Aqui em Palmas, além do Palácio Araguaia, a folia também visita a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), patrocinadores, apoiadores e romeiros que residem em Palmas. A chegada do grupo em Natividade acontece no dia 9 de maio, onde ocorre o encontro das folias. Já o festejo será realizado nos próximos dias 18  e 19.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Júlio César Machado destaca função social do Itertins em entrevista à TVE Ministro Gilberto Kassab e Claudia Lelis entregam 400 moradias populares em Colinas Diagnóstico apontará demandas para comunidades rurais Hospital Regional de Gurupi promove 1ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho a partir desta segunda Eixos temáticos de Direitos Humanos discutidos no município de Gurupi vão fortalecer conferência estadual Propostas ao texto-base do Sistema Nacional de Educação são debatidas em reunião nesta sexta-feira Município de Xambioá sedia segundo encontro do Plano Plurianual nesta segunda-feira Setas inicia diagnóstico de cooperativas de reciclagem para execução de projeto de inclusão produtiva Símbolos da identidade cultural do Tocantins são tema de palestra Sefaz publica Índice de Participação dos Municípios definitivo para 2016 Participação da comunidade marca 5ª Conferência Municipal de Assistência Social no município de Dianópolis Poeta Frederico Barbosa falará sobre poesia na 9ª edição Salão do Livro no Parque do Povo em Palmas Comunidade quilombola Malhadinha promove olimpíadas com competições esportivas e apresentações culturais Desafio 24h sem cigarro acontece hoje em Palmas Profissionais da Saúde são capacitados sobre o Sistema de Ouvidoria do SUS Definidos grupos dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins Governo apoia Encíclica Verde e destaca compromisso com a preservação do meio ambiente Estado lança desafio de 24 horas sem cigarro para fumantes Ninhada de filhotes de periquitos será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em Araguaína Agência de Saneamento se reúne com beneficiados de Programa