Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Representando o governador, secretário defende a reconstrução do Tocantins Em visita ao Estoque Regulador, TCE conhece situação de medicamentos e insumos inservíveis Detran-TO inicia trabalho de vistoria e fiscalização do transporte escolar nos 139 municípios do Estado Tocantins já conta com dose 3 em 1 para tratamento da AIDS e HIV na rede de saúde Governador quer reverter quadro de insegurança para atrair novos investidores ao Estado e defende fortalecimento do empresariado Percentual de cura de hanseníase chega a 87,7% no Tocantins Conselhos são convidados a participar da elaboração do PPA Comerciantes participam de Curso de Agente Comunitário de Segurança Governo do Estado anuncia retomada do concurso da Defesa Social Notificações de dengue tem redução de mais de 50% no TO Programa É Pra Já vai será reformulado e ampliado para outros municípios Estado do Tocantins terá quatro novos laboratórios habilitados para produção de próteses dentárias Estado debate novos rumos da Educação do Campo em seminário Cartão postal do Estado, Praça dos Girassóis passa por revitalização Após semanas de intensa negociação, Governo anuncia retomada do concurso da Defesa Social Número de notificações de dengue tem redução de 52% no Tocantins Governador recebe visitas de representantes de instituição financeira e do presidente da Fieto Programa É Pra Já terá atendimento modernizado e vai ser ampliado para outros municípios Estado dá início a planejamento para combate a queimadas Executivo e Tribunal de Contas reforçam diálogo com encontro técnico para secretários estaduais