Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Governador conhece Centro de Reabilitação em Goiânia e anuncia construção de unidade no Tocantins Governador assina contratos para financiamento de projetos de incetivo à tecnologia no Estado Governador Marcelo Miranda recebe a Folia do Divino Espírito Santo no Palácio Araguaia Avaliação psicológica do Concurso da Defesa Social será neste fim de semana Foliões anunciam a passagem do Divino Espírito Santo Seduc divulga lista dos aprovados no processo seletivo do PNAIC Para reforçar ações e qualificar profissionais, Estado oferece capacitação em serviço sobre meningites Escolas de Porto Nacional celebram Dia Nacional do Livro Infantil Plantio de sementes nas várzeas tropicais tocantinenses começa nesta segunda-feira Marcelo Miranda reforça compromisso de parceria com gestores municipais para o desenvolvimento do Estado Prefeitos anunciam apoio ao Governo Marcelo Miranda em audiência no Palácio Araguaia Sedruh tem novos horários para cadastro habitacional em Palmas Governo avalia indicadores de casos de dengue no Tocantins Caravana da Anistia defende debate sobre Direitos Humanos na Casa de Leis Marcelo Miranda assina contratos de incentivo à tecnologia no Estado Governo inicia nova capacitação em Planejamento Estratégico Institucional Estado promove o 1º Encontro de Associações de Moradores de Palmas Governo e servidores públicos do Estado buscam consenso em torno de propostas Agrotins 2015 terá programação diversificada para apicultores Municípios tocantinenses são incentivados a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional