Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Secretaria do Meio Ambiente firma parceria com a UFT para implantação de Centro de Referência no Campus de Gurupi Governador Marcelo Miranda visita hospital de referência que será inaugurado em Goiânia Comitê estuda ações de proteção à criança e ao adolescente durante Jogos Mundiais Indígenas Marcelo Miranda discute desenvolvimento regional em Fórum em Goiânia Atividades desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito voltam ao fluxo normal com o fim da greve Governador Marcelo Miranda discute interesses da região Central durante fórum em Goiânia Oficina capacita servidores e debate desmistificação da sexualidade Estado e governo federal discutem agenda para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas Governo discute implantação de Agenda de Convergência para Jogos Mundiais dos Povos Indígenas Entrega dos kits para Corrida do Fogo termina nesta sexta-feira Audiência Pública debate políticas voltadas para a juventude tocantinense Presidente da Jucetins destaca Sistema que facilita processo de abertura e fechamento de empresas Prova Bombeiro de Aço testa competidores em circuito que exige força e habilidade Carlos Alberto esclarece sobre Redesim e alerta para regularização de empresas inativas Competição Bombeiro de Aço mobiliza militares na Capital Presidente da Jucetins fala sobre Redesim e alerta para regularização de empresas Audiência pública promove debate de políticas para a juventude do Tocantins Atendimento à população é retomado com o fim da greve dos servidores do Quadro Geral Sine Tocantins restabelece todos os seus serviços com término da greve dos servidores do quadro geral do Estado Inventores independentes podem expor seus projetos ou protótipos na Fenepalmas, que acontece no próximo mês