Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Governador Marcelo Miranda defende parcerias para promover avanços no Tocantins Governo do Estado investe na recuperação de rodovias na região do Bico do Papagaio Agrotins oportuniza publicidade de serviços e produtos, além do fechamento de negócios Governo do Estado lança Agrotins Brasil 2015 com foco na cadeia produtiva de grãos Governo do Tocantins lança Agrotins 2015 Dona Regina recebe doação de novos frascos para banco de leite Agrotins é porta de entrada para empresas se instalarem no Estado Mais de 90% dos estandes para Agrotins estão reservados, Feira será realizada em maio Rodovias do Bico do Papagaio passam por obras emergenciais Governo do Estado dá dicas de segurança às vésperas de feriado prolongado Gestão hospitalar é discutida com diretores de hospitais estaduais Melhor em Casa leva atendimento multiprofissional aos pacientes do HGP Estado desenvolve projetos para fortalecer setor agropecuário Tudo pronto para o lançamento da 15ª edição da Agrotins Brasil 2015 nesta terça Dona Regina recebe reforço de frascos para captação de leite, estudantes participaram de gincana para arrecadação Agrotins 2015 será lançada nesta terça-feira Tocantins atrai grandes empresas ao pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul para impulsionar o desenvolvimento Escolas têm programação para celebrar os 60 anos do Pnae, Tocantins foi primeiro da região a universalizar alimentação Governo apresentará nova proposta a sindicatos com base na capacidade financeira do TO Indígenas serão beneficiados com fortalecimento da educação