Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Mercado editorial participa de sorteio do 9º Salão do Livro Lutador de Palmas conquista cinturão de Muay Thai em desafio Pan-Americano Aberto de Artes Marcais Marcelo Miranda é convidado para reunião de governadores com a presidenta Dilma Rousseff Governo do Estado vai levar ação emergencial para o combate a estiagem no sudeste do Tocantins Governo do Estado decreta situação de risco de desastre ambiental em 17 municípios Catálogo internacional do New York Botanical Garden registra herbário da Fundação Universidade do Tocantins Seduc realiza sorteio dos estandes para 9ª edição do Salão do Livro Encontro apresenta alternativas para nutrição de engorda para bovinos de corte em confinamento Concurso incentiva alunos a produzirem vídeos sobre projetos inovadores nas escolas Arraias comemora aniversário com VII Feira e Encontro da Agricultura Familiar Polícia Civil inicia curso de capacitação em sistemas nesta quarta Pequenos e micros empreendedores de Porto Nacional serão beneficiados com o programa Tocantins Produtivo Mulheres quilombolas fortalecem luta pela igualdade de direitos no Estado Projeto social do Corpo de Bombeiros entrega bicicletas e realiza passeio com crianças nesta sexta-feira em Palmas Romaria do Povoado do Senhor do Bonfim contará com segurança reforçada pelo efetivo da Polícia Militar do TO Pavimentação asfáltica melhora infraestrutura de cinco setores em Porto Nacional Ex-deputado e ex-vice-governador João Oliveira declara apoio ao governador Marcelo Miranda Documentário Araguaia Para Sempre encerra fase de gravações com depoimento do secretário Eudoro Pedroza Governo do Estado realiza cadastro de Inventores independentes para Rede Tocantinense de Inovação Hospital Regional de Paraíso recebe melhorias estruturais