Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Obras do Parque Agroindustrial de Gurupi devem ser retomadas pelo Governo 2º Batalhão da Polícia Militar fecha cerco contra a criminalidade em Araguaína e região Data de abertura do sistema Educacenso é alterada para junho Estado participa de Congresso de Gestão Pública, em Brasília; evento é realizado pelo Consad Governo do Estado garante ações de incentivo aos apicultores do Tocantins Estado elabora processo licitatório para garantir rede de esgoto a 16 municípios tocantinenses Conselho de Administração do Igeprev tem 90% de servidores efetivos na composição Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec) assume oficialmente Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado Igeprev: novos membros tomam posse em Conselho de Administração do Instituto Detran Tocantins vai credenciar ferros-velhos no Estado Evento promove o cultivo de alimentos orgânicos no Tocantins Seminário sobre Direitos Humanos discute desafios da educação para o TO; evento começa nesta quarta-feira Cerca de 250 famílias serão beneficiadas com a implantação de sete sistemas de abastecimento de água em Gurupi Editais de Cultura de 2013 começam a ser pagos pelo Governo do Estado no próximo mês Instituições discutem a criação da Rede Tocantinense de Inovação para aproximar pesquisadores e empresas Sede do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas será inaugurada em Filadélfia Tocantins busca experiências no maior Congresso de Gestão Pública do Brasil, iniciado nesta terça, em Brasília Contribuintes têm até a próxima sexta-feira para aderir ao Refis 2015 Período de vacinação contra a febre aftosa termina neste domingo, vacinação é obrigatória para todos os bovídeos Consultora apresenta potencial turístico de Palmas e entorno, formado por Paraíso, Lajeado e Porto Nacional