Governo vai fomentar potencial do cerrado para a bioagricultura

16/05/2013 - 17:54 - Giuliano Germano - ATN

O Tocantins vai desenvolver um banco de dados para orientar empreendedores interessados em investir na bioagricultura de frutos nativos do cerrado. Com mais de 65% de sua cobertura vegetal envolvida pelo bioma Cerrado, o Estado pode se tornar um grande produtor nesta área.

Nessa perspectiva, o Governo do Estado vai registrar importantes aspectos do bioma e definir a conservação e aproveitamento das espécies. No cerrado existem áreas que não podem ser utilizadas, porque são muito frágeis e para recuperar, demandam um processo muito demorado. Mas há espécies que podem ser aproveitadas, como por exemplo, plantas para fins medicinais e árvores frutíferas para compotas, doce e sucos. A ideia é utilizar inicialmente seis tipos de frutas, entre elas, o murici, o araçá, a cagaita, o pequi, o buriti e a bacaba. 

Com esse banco de dados, os empreendedores terão acesso às regras de utilização de cada tipo de área e dados necessários para começar o investimento utilizando os frutos do cerrado.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Júlio César Machado destaca função social do Itertins em entrevista à TVE Ministro Gilberto Kassab e Claudia Lelis entregam 400 moradias populares em Colinas Diagnóstico apontará demandas para comunidades rurais Hospital Regional de Gurupi promove 1ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho a partir desta segunda Eixos temáticos de Direitos Humanos discutidos no município de Gurupi vão fortalecer conferência estadual Propostas ao texto-base do Sistema Nacional de Educação são debatidas em reunião nesta sexta-feira Município de Xambioá sedia segundo encontro do Plano Plurianual nesta segunda-feira Setas inicia diagnóstico de cooperativas de reciclagem para execução de projeto de inclusão produtiva Símbolos da identidade cultural do Tocantins são tema de palestra Sefaz publica Índice de Participação dos Municípios definitivo para 2016 Participação da comunidade marca 5ª Conferência Municipal de Assistência Social no município de Dianópolis Poeta Frederico Barbosa falará sobre poesia na 9ª edição Salão do Livro no Parque do Povo em Palmas Comunidade quilombola Malhadinha promove olimpíadas com competições esportivas e apresentações culturais Desafio 24h sem cigarro acontece hoje em Palmas Profissionais da Saúde são capacitados sobre o Sistema de Ouvidoria do SUS Definidos grupos dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins Governo apoia Encíclica Verde e destaca compromisso com a preservação do meio ambiente Estado lança desafio de 24 horas sem cigarro para fumantes Ninhada de filhotes de periquitos será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em Araguaína Agência de Saneamento se reúne com beneficiados de Programa