Resultado do Salto mostra evolução na aprendizagem

13/06/2013 - 09:57 - Ascom

Divulgação

Evolução no resultado do Salto no 9º ano (verde), 5º ano (amarelo) e 3º ano (azul)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), divulgou os resultados da 3ª edição da Avaliação do Salto (Sistema de Avaliação do Tocantins), realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2012. A prova, aplicada nas turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, em escolas da rede pública, submeteu os estudantes aos exames de proficiência em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com destaque na resolução de problemas. Mais de 44.000 alunos participaram desta edição do Salto.

No 5º ano do Ensino Fundamental, das 428 escolas participantes - 220 da rede estadual e 208 da municipal -, 107 obtiveram notas superiores a 5,0 pontos; 214 escolas alcançaram entre 4,0 e 5,0 pontos e outras 107 escolas ficaram abaixo dos 4,0 pontos. O resultado geral no 5º ano foi de 4,72, sendo que na primeira edição do Salto a nota foi 4,57 e, na segunda, 4,75 pontos. A rede estadual ficou com o desempenho de 4,62 e a municipal com 4,83 pontos. A melhor nota do 5º ano foi da rede estadual: Educandário Evangélico Ebenézer de Gurupi, que obteve 7,65 pontos.

Diferente de 2011, quando foram consideradas as notas das escolas que tinham mais de 10 alunos matriculados, em 2012 todas as escolas participaram. Ao considerar apenas escolas com 10 ou mais alunos, a média do Estado passa a ser 4,81 no 5º ano do ensino fundamental.

Série final do ensino fundamental

Outras 368 escolas avaliaram as turmas do 9º ano do ensino fundamental, das quais, 279 são estaduais e 89 municipais. Do total de escolas submetidas ao exame, 120 obtiveram notas superiores a 5,0; 211 ficaram com notas entre 4,0 e 5,0 pontos e apenas 37 escolas ficaram abaixo de 4,0. A média geral no 9º ano foi de 4,79 pontos, superior aos 3,66 e 4,75 pontos obtidos na primeira e segunda edição do Salto, respectivamente. A rede estadual ficou com o melhor desempenho, 4,81 contra os 4,72 alcançados pela rede municipal. Mais uma vez o Educandário Evangélico Ebenézer de Gurupi destacou-se como a melhor escola do 9º ano, obtendo 8,17 pontos de média.

Ensino médio

No 3º ano do Ensino Médio, 189 Escolas Estaduais foram avaliadas. A média do Estado ficou em 3,86 pontos, nota superior aos 3,2 alcançados na primeira edição e aos 3,52 registrados na segunda etapa do Salto.

O resultado do exame apresentou 13 escolas com notas superiores a 5,0 pontos; 63 com notas entre 4,0 e 5,0 e 113 unidades com notas inferiores a 4,0 pontos. A unidade destaque no ensino médio foi o Colégio João XXIII da cidade de Colinas, também da rede estadual, que alcançou 5,84 pontos.

Para o secretário de Estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo Sousa, os resultados do Salto são decorrência dos incentivos do Governo do Estado para a Educação. “Houve uma evolução em todos os segmentos e estamos nos preparando para ter uma abordagem mais efetiva no 5º ano. Esse é um processo de melhoria que vem se consolidando no Tocantins devido a inúmeras iniciativas empreendidas”, enfatiza o secretário.

Melhorias na rede estadual de ensino

. Ampliação do tempo para planejamento das aulas aos professores;

. Investimentos em qualificação de professores e servidores;

. Readequação da estrutura física das escolas;

. Inserção das tecnologias em sala de aula;

. Salário do educador, que é o segundo maior do Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Sistema de abastecimento de água atenderá a 32 famílias em povoado de São Miguel do TO Ecoporto Praia Norte trará desenvolvimento para a região do Bico do Papagaio Vendedores de veículos terão que informar valores de tributos ao comprador; regra entra em vigor em 60 dias Resultado do processo seletivo de professores do Pronatec é divulgado HGP realiza média de nove cirurgias ortopédicas por dia Com o tema “cadeia produtiva de grãos”, Agrotins 2015 será lançada na próxima terça-feira Fórum discute violência e elege comissão para Casa da Mulher Brasileira Encontro reúne peritos criminais estaduais e federais em Palmas Estado trabalha para recuperar rodovias e garantir segurança e escoamento da produção Contran prorroga prazo para substituição dos extintores de incêndio Governador Marcelo Miranda cumpre agenda na região do Bico do Papagaio nesta sexta-feira Banco do Empreendedor facilita negociação para inadimplentes Curso busca habilitar profissional de segurança pública para lidar com questões relacionadas ao uso de drogas Governo do Tocantins realiza ações de fiscalização em lojas agropecuárias e de monitoramento nas lavouras do Estado Busca por registro de marcas e patentes mostra crescimento de pesquisa no Estado Secretaria de Segurança Pública do Tocantins realiza nesta sexta-feira, 27, o 2° Estudo de Caso de Polícia Científica Prorrogada para 1º de julho a obrigatoriedade de extintor ABC Estado garante realização de cirurgias ortopédicas e estudo da demanda; acordo foi formado no Fórum de Palmas Hospitais da rede estadual recebem mais de quatro mil estudantes para estágios, especializações e residência Fórum busca esclarecer dúvidas e apontar soluções para andamento do Programa Minha Casa, Minha Vida