Resultado do Salto mostra evolução na aprendizagem

13/06/2013 - 09:57 - Ascom

Evolução no resultado do Salto no 9º ano (verde), 5º ano (amarelo) e 3º ano (azul)

Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), divulgou os resultados da 3ª edição da Avaliação do Salto (Sistema de Avaliação do Tocantins), realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2012. A prova, aplicada nas turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, em escolas da rede pública, submeteu os estudantes aos exames de proficiência em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com destaque na resolução de problemas. Mais de 44.000 alunos participaram desta edição do Salto.

No 5º ano do Ensino Fundamental, das 428 escolas participantes - 220 da rede estadual e 208 da municipal -, 107 obtiveram notas superiores a 5,0 pontos; 214 escolas alcançaram entre 4,0 e 5,0 pontos e outras 107 escolas ficaram abaixo dos 4,0 pontos. O resultado geral no 5º ano foi de 4,72, sendo que na primeira edição do Salto a nota foi 4,57 e, na segunda, 4,75 pontos. A rede estadual ficou com o desempenho de 4,62 e a municipal com 4,83 pontos. A melhor nota do 5º ano foi da rede estadual: Educandário Evangélico Ebenézer de Gurupi, que obteve 7,65 pontos.

Diferente de 2011, quando foram consideradas as notas das escolas que tinham mais de 10 alunos matriculados, em 2012 todas as escolas participaram. Ao considerar apenas escolas com 10 ou mais alunos, a média do Estado passa a ser 4,81 no 5º ano do ensino fundamental.

Série final do ensino fundamental

Outras 368 escolas avaliaram as turmas do 9º ano do ensino fundamental, das quais, 279 são estaduais e 89 municipais. Do total de escolas submetidas ao exame, 120 obtiveram notas superiores a 5,0; 211 ficaram com notas entre 4,0 e 5,0 pontos e apenas 37 escolas ficaram abaixo de 4,0. A média geral no 9º ano foi de 4,79 pontos, superior aos 3,66 e 4,75 pontos obtidos na primeira e segunda edição do Salto, respectivamente. A rede estadual ficou com o melhor desempenho, 4,81 contra os 4,72 alcançados pela rede municipal. Mais uma vez o Educandário Evangélico Ebenézer de Gurupi destacou-se como a melhor escola do 9º ano, obtendo 8,17 pontos de média.

Ensino médio

No 3º ano do Ensino Médio, 189 Escolas Estaduais foram avaliadas. A média do Estado ficou em 3,86 pontos, nota superior aos 3,2 alcançados na primeira edição e aos 3,52 registrados na segunda etapa do Salto.

O resultado do exame apresentou 13 escolas com notas superiores a 5,0 pontos; 63 com notas entre 4,0 e 5,0 e 113 unidades com notas inferiores a 4,0 pontos. A unidade destaque no ensino médio foi o Colégio João XXIII da cidade de Colinas, também da rede estadual, que alcançou 5,84 pontos.

Para o secretário de Estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo Sousa, os resultados do Salto são decorrência dos incentivos do Governo do Estado para a Educação. “Houve uma evolução em todos os segmentos e estamos nos preparando para ter uma abordagem mais efetiva no 5º ano. Esse é um processo de melhoria que vem se consolidando no Tocantins devido a inúmeras iniciativas empreendidas”, enfatiza o secretário.

Melhorias na rede estadual de ensino

. Ampliação do tempo para planejamento das aulas aos professores;

. Investimentos em qualificação de professores e servidores;

. Readequação da estrutura física das escolas;

. Inserção das tecnologias em sala de aula;

. Salário do educador, que é o segundo maior do Brasil.