TO sem Fome e Pioneiros Mirins realizam pagamento nesta 5ª

17/10/2013 - 15:51 - Lara Cavalcante

Divulgação/Setas

Atualmente, 25.500 famílias estão de posse do cartão que dá acesso ao crédito alimentar.

As famílias beneficiárias dos programas sociais Tocantins sem Fome e Pioneiros Mirins já podem realizar suas compras na rede credenciada Brasilcard a partir desta sexta, 18. Ao todo, o governo do Estado emprega R$ 6.331.300,00 no pagamento das bolsas.

As famílias atendidas pelo Tocantins sem Fome terão acesso a um crédito alimentar no valor de R$ 100,00 referente a duas parcelas do ano de 2013. Já os beneficiários do Pioneiros Mirins receberão R$ 150,00 referente a três parcelas deste ano.

Segundo o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, as bolsas têm o objetivo de incrementar a alimentação das famílias e no caso dos Pioneiros Mirins, o crédito também pode ser utilizado para a compra de materiais escolares. “O Governador Siqueira Campos fez questão de liberar os recursos ainda esse mês para que as famílias possam proporcionar comemorações para os filhos no mês das crianças”, explica o secretário.

O secretário afirma ainda que os programas sociais além de atender as famílias de baixa renda do Estado movimentam a economia dos municípios. “Os cartões só podem ser usados na cidade onde as famílias têm residência e essa iniciativa permite o fortalecimento do comércio local”, destacou o secretário.

Tocantins sem Fome

Os beneficiários do programa Tocantins sem Fome estão incluídos no Cadastro Único da Assistência Social e têm renda de até R$ 70,00 mensais. Atualmente, 25.500 famílias nos 139 municípios estão de posse do cartão que dá acesso ao crédito alimentar.

Pioneiros Mirins

O programa Pioneiros Mirins atende em média 25 mil famílias nos 139 municípios do Estado. No programa, as famílias recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 50 e as crianças de 6 a 14 anos participam de atividades educacionais, lúdicas e de cidadania, no contra - turno da escola. Para ter direito a bolsa, a criança precisa ter no mínimo 75% de frequência escolar

Para serem inclusas no programa as famílias precisam estar inscritas no CadÚnico - Cadastro Único do Governo Federal, que pode ser realizado nos  Centros de Referência da Assistência Social- Cras dos 139 municípios.

O uso dos cartões magnéticos

Os cartões de ambos os programas são de uso pessoal e intransferível, só podem ser utilizados nos municípios de residência dos beneficiários e não é permitida a compra de bebidas alcoólicas, cosméticos e tabaco. Os beneficiários têm até 60 dias para realizar suas compras no comércio credenciado de sua cidade.