Pronunciamento do governador Marcelo Miranda, na solenidade de posse dos novos procuradores do Estado, no dia 20 de dezembro de 2007.

Bom dia a todos.

Cumprimento os atuais procuradores e empossandos.

Cumprimento os demais operadores do direito no estado.

Cumprimento a imprensa.

Minhas senhoras e meus senhores.

Aos poucos, o Tocantins vai completando a sua estrutura, buscando fortalecer todas as instituições que sustentam um processo democrático, assegurando a todos, os instrumentos que possam garantir o pleno funcionamento dos poderes e preservar os direitos dos cidadãos. A Procuradoria Geral do Estado cumpre um importante papel, numa sociedade que se pretende moderna, conciliando e protegendo os interesses do estado, que, na verdade, são os interesses da maioria da nossa população.

Mas para desempenhar bem as suas funções, esta instituição precisa estar devidamente aparelhada, do ponto de vista físico, funcional e de recursos humanos. Iniciamos um processo de fortalecimento da Procuradoria, a partir da melhoria das suas instalações físicas. Convocamos para ocupar o cargo de procurador-geral um membro da carreira de procuradores e estamos apoiando a mudança na constituição, para que esta prática seja institucionalizada, permitindo que todos os integrantes da carreira possam almejar a função de procurador-geral.

Mantivemos, todos esses anos, um diálogo transparente e produtivo com a Associação dos Procuradores, na pessoa de seu presidente doutor Sérgio do Vale, e, também, do procurador-geral, doutor Hércules Ribeiro Martins, que resultou em conquistas para a categoria e, conseqüentemente, num melhor desempenho, no que se refere à qualidade e à produtividade dos serviços executados.

Realizamos o segundo concurso público da Procuradoria da história deste Estado, permitindo a convocação de 20 novos procuradores, dos quais 18 estão sendo empossados hoje, reforçando o quadro dos atuais 38 procuradores. Com isso, esperamos imprimir uma agilidade ainda maior nos trabalhos, evitando prejuízos para o Estado e, conseqüentemente, para toda a nossa sociedade.

Por isso, dou aqui as minhas boas-vindas, compartilhando o orgulho com seus familiares e a admiração de todo o povo tocantinense, que ganha novos e capacitados servidores para consolidar a democracia neste Estado.

Muito obrigado.