Obras no distrito industrial favorecem empresas instaladas e atração de novos empreendimentos para Paraíso

As obras de melhoria da infraestrutura do Parque Agroindustrial José Antônio de Deus, em Paraíso do Tocantins, vão beneficiar diretamente todos oss empreendimentos instalados no local e favorecer a atração de novas indústrias para o distrito. É o que avaliaram empresários locais e o prefeito do município, Moisés Avelino, durante a inauguração das obras entregues pelo governador Marcelo Miranda, nesta quarta-feira, 11.

Na solenidade, que reuniu lideranças políticas e empresários, o governador, acompanhado da vice-governadora Claudia Lelis, entregou a restauração de 39.928,80 m²  de pavimentação asfáltica, drenagem e meios-fios, facilitando o trânsito no interior do distrito.

“Só temos a agradecer pela reforma do distrito industrial. A necessidade realmente era muito grande. Isso já aumentou a nossa clientela, pois os clientes evitavam vir até aqui por causa dos buracos. A gente acredita que o custo e até a situação das empresas do setor industrial voltou a crescer”, analisou Cleber de Souza Martins, proprietário da empresa Dermocentro.

Em nome de todos os empresários instalados no parque, José Carneiro, proprietário da Frangonorte, considerou que as obras, além de facilitar a vida dos empresários que estão no local, promoverão a atração de outras empresas. Ele também elogiou a política de incentivos fiscais do Governo. “Os incentivos são fundamentais para termos competitividade com os outros estados e com quem vem de fora, nos dá condições de crescer. O Governo tem trabalhado nesse sentido e reconhece que é necessário esse incentivo para que as empresas continuem crescendo”, apontou.

Já o empresário Airton Aragão Sampaio, da Comércio de Casca de Arroz e Cereais, destacou a qualidade do serviço executado. Antes da restauração, relatou, os empresários enfrentavam constantemente problemas oriundos dos buracos nas ruas. “Hoje, a circulação se dá de forma rápida, sem transtornos. Quando a estrada está boa, rapidinho a gente resolve as coisas; o caminhão não quebra, são menos gastos. O parque está bem estruturado", frisou.

Desenvolvimento regional

Os serviços foram executados com recursos da ordem de R$ 1.591.160,66, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (FDE), que é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e  Cultura (Seden). O gestor da pasta, Alexandro de Castro Silva, enfatizou a atuação do Governo voltada para o desenvolvimento das diversas regiões do Tocantins. “É marca deste Governo levar oportunidades aos municípios, com o propósito de promover a descentralização da economia, fazendo com que o desenvolvimento se dê não apenas nos maiores centros”, lembrou.

Neste sentido, o prefeito Moisés Avelino considerou que a revitalização do parque, mais do que atender a uma demanda do município de Paraíso, vai beneficiar todo o Tocantins. “Essa obra é muito importante para a região do Vale do Araguaia, porque aqui chegam indústrias, empresas, que vêm beneficiar não só Paraíso, mas toda a região. Automaticamente, a obra melhora o acesso de saída de caminhões que trazem a mercadoria e levam o produto produzido aqui, o que incentiva quem quer vir para cá, que vê que o parque está bem cuidado. É mais uma forma de incentivo para que mais empresas possam chegar ao nosso parque industrial”, pontuou.

Sobre o parque

O Parque Agroindustrial de Paraíso está localizado na Rodovia BR-153, km 503, é composto por 199 lotes, em uma área de 1.281.800 m² e, atualmente, conta com 15 indústrias instaladas, gerando em torno de 1.700 empregos diretos e indiretos.