História do Dezoito do Forte e Coluna Prestes é tema de palestra

03/07/2015 - Fernanda Veloso / Secult

Na manhã da próxima segunda-feira, 6, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, a palestra O monumento Dezoito do Forte, Memorial Coluna Prestes e o Tocantins, ministrada pelo historiador Rivair de Morais. A ação integra o calendário de capacitações da Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult.

De acordo com o diretor de Patrimônio Histórico e Artístico, Wolfgang Teske, é muito importante colocar em discussão os aspectos históricos do Tocantins. “Por muitos anos, o Tocantins foi privado em conhecer sua verdadeira história, pois estava mais preocupado na construção de uma história mítica”, ressaltou.

Segundo o historiador Rivair Morais, a palestra irá abordar os aspectos históricos dos monumentos presentes da Praça dos Girassóis e ainda traçar discussões sobre a relação desses dois monumentos com a emancipação do Tocantins. Com início previsto para as 08h30, a palestra é aberta ao público e apresentará ainda a história do Movimento Tenentista provocando aos presentes o questionamento de qual é sua relação efetiva com o norte goiano, hoje Tocantins.

Sobre o palestrante

Com licenciatura plena em História, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Itaporanga, Rivair Morais é pós-graduado em Docência Universitária pela Faculdade Noroeste. Por cinco anos, atuou diretamente em sala de aula e atualmente integra a equipe da Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico, como historiador na Secult.

Compartilhe esta notícia