Agenda do Trabalho Decente do Tocantins é exemplo para outros estados

17/04/2017 - Claudio Duarte/Governo do Tocantins

Durante a manhã desta segunda-feira, 17, a secretária de Estado do Trabalho e da Assistência Social, Patrícia do Amaral, participou de uma reunião com Patrícia Lima, oficial de projeto da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A vinda da representante ao Estado tem como objetivo conhecer a Agenda Tocantins do Trabalho Decente, considerada como exitosa pela OIT.

“O Tocantins é uma dessas experiências exitosas, uma das mais ativas atualmente no Brasil; e quem já andou um pouco mais, que já está caminhando com êxito, tem muito a ensinar a quem está se desenvolvendo. Vir conhecer de perto essas experiências só vai enriquecer nosso trabalho”, disse a oficial, referindo-se à troca de experiência para contribuir com a Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás, que envolverá 39 cidades da região sul e sudeste do Estado do Pará.

A secretária Patrícia do Amaral reforçou que, independentemente do sucesso, é importante que as ações se tornem cada vez mais efetivas. “Precisamos avançar na questão dos recursos, uma vez que a informação que chega ao trabalhador, por meio das palestras precisam ser complementadas e viabilizadas com iniciativas práticas que cheguem de fato até eles”, disse, enfatizando que a inter-relação com outros orgãos pode gerar resultados positivos. “O diálogo com os outros órgãos, com outras secretarias, que se agreguem em um diálogo com essa Agenda do Trabalho, pode ser uma saída para avançarmos ainda mais”, concluiu a gestora da Setas.

Reunião

Participaram também da reunião a diretora interina do Sine, Gláucia Branchina; o gerente do Trabalho Decente no Tocantins, Osvaldo Saunders, além de outros servidores ligados ao assunto.