Ruraltins participa de seminário sobre pesca artesanal no Araguaia

17/04/2017 - Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, do II Seminário Integrador da Pesca Artesanal do Araguaia, que ocorre das 8h às 17h na sede do Parque Estadual do Cantão, município de Caseara.

O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e demais parceiros, e tem como objetivo apresentar e discutir os resultados do projeto de pesquisa sobre pesca artesanal no lado tocantinense do Rio Araguaia.

Dentre os temas abordados durante o encontro, estão: Abate e conservação a bordo no Araguaia; a pesca artesanal; conhecimento e adaptação tecnológica para a sustentabilidade da pesca;  a captura e as embarcações; políticas públicas para a pesca artesanal no Tocantins,  relato de experiências das lideranças pesqueiras; cadeia produtiva; a comercialização da pesca e visita guiada ao Parque do Cantão.

Como parceiro e participante do projeto, o Ruraltins irá apresentar as ações do órgão na prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos pescadores artesanais do Estado. “Vamos mostrar o que o órgão vem desenvolvendo para esse público e as políticas voltadas para eles, uma vez que esse é um público específico. No entanto, como o projeto sobre a pesca artesanal trouxe em dados a realidade da pesca no Tocantins, e por meio desses dados, o Ruraltins irá identificar as prioridades desses pescadores e assim, prestar uma assistência técnica com mais qualidade e fazer um melhor direcionamento das políticas públicas, no sentido de promover ações, como capacitações e cursos voltados a esses produtores”, disse a bióloga.

Além da apresentação sobre a Ater aos pescadores, durante o seminário serão degustados os pratos elaborados no curso de beneficiamento de pescado, promovido pelo Ruraltins, de 13 a 15 deste mês.

Participantes

Participam do seminário representantes, além da Embrapa e do Ruraltins, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); da Prefeitura,  Colônia de Pescadores de Caseara; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); da Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Projeto Pesca Artesanal

Idealizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura e parceiros, o projeto “Conhecimento e adaptação tecnológica para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal no Rio Araguaia (TO)” tem por objetivo conhecer, de forma participativa com os pescadores, as tecnologias empregadas nas capturas, nas embarcações e nas formas de conservação do pescado a bordo.

Iniciado em 2016, a ação envolve 14 municípios sendo eles: Couto Magalhães, Araguacema, Esperantina, Araguatins, Xambioá, Araguanã, Pium, Lagoa da Confusão, Aragominas, Santa Fé do Araguaia, Araguaína, Pau d'Arco, Caseara e Formoso do Araguaia.