Fortalecimento do Fundo Estadual da Saúde é tema de Seminário

18/04/2017 - Verônica Veríssimo/Governo do Tocantins

Com o objetivo de integrar as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde para uma atuação conjunta voltada ao fortalecimento do Fundo Estadual da Saúde (FES/TO), está acontecendo o Seminário de Alinhamentos Técnicos dos termos de cooperação entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Secretaria de Estado da Saúde. O evento segue até quarta-feira, 19, e está sendo realizado no auditório do Palácio Araguaia, durante todo o dia.

O seminário foi aberto com a palestra de um dos criadores do Fundo Nacional de Saúde, Sady Carnot Falcão Filho, com o tema Perspectivas para a gestão orçamentária e financeira do SUS. Ele falou sobre a oportunidade de poder contribuir com a saúde do Tocantins por meio de informações e novidades. “Uma oportunidade de integração para que, de forma inovadora, seja possível reestruturar o planejamento do fundo”, frisou. 

Já o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, explicou que, com o fortalecimento do Fundo da Saúde, será possível ampliar o recurso já existente. “Irá gerar melhor capacidade de promover a equidade na Saúde. Estamos aqui para servir as pessoas e ter espírito de governança colaborativa. É a nossa obrigação”, destacou.

Para a superintendente de Planejamento da Saúde, Luiza Regina Noleto, “será possível distribuir melhor os recursos, e isso chegar até a população.”

A gerente de Monitoramento/Avaliação e assessora da Saúde da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Silvia Rodrigues Barros, aprovou o evento. “É um novo momento para aprender e adquirir mais conhecimento”, frisou.

Superintendentes e diretores da Saúde, servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Controladoria Geral do Estado (CGE); Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE)  e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)  participam do seminário.   

Compartilhe esta notícia