Jantar especial marca comemorações de 11 anos da Casa de Apoio Vera Lúcia

19/04/2017 - Adriana Grigolo/Governo do Tocantins

A Casa de Apoio Vera Lúcia, que acolhe acompanhantes e pacientes que buscam atendimento de saúde em hospitais públicos de Palmas, realizou na noite de terça-feira, 18, o aniversário de 11 anos da Casa. A confraternização contou com culto ecumênico e jantar para usuários e servidores.

“Há dois anos fui acolhida com muito amor aqui, além de um abrigo, a Casa tem sido minha segunda família, sem falar do apoio que tenho recebido no tratamento que realizo contra o câncer de mama. Uma benção em minha vida”, disse emocionada a dona de casa, Josina Soares de Melo, 53 anos, de Colméia do Tocantins. 

Mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), a Casa acolhe pessoas vindas de todo Tocantins e de estados vizinhos, como Pará, Mato Grosso e Maranhão. De 2015 para cá, 73.959 pacientes e acompanhantes utilizaram o local. Somente em 2016, 22.489 pessoas foram encaminhadas para a casa por assistentes sociais dos hospitais públicos da capital.

Para a superintendente de Assistência Social da Setas, Rosana Trindade, há muito o que se comemorar nestes 11 anos. "Antigamente os pacientes e acompanhantes que se deslocavam para Palmas para realizar tratamento médico, muitas ficavam nas portas de hospitais sem ter um local para ficar. Alguns não tinham condições financeiras para pagar um hotel, outras não tinham parentes ou amigos. A Casa foi construída com o intuito de acolher esses usuários, que eles se sintam em casa, em família. É muito gratificante saber que este objetivo está sendo alcançado”, disse.

Compartilhe esta notícia