Representantes do Conselho Estadual de Educação participam de Encontro Regional

20/04/2017 - Philipe Bastos/Governo do Tocantins

O Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO) está representado no Encontro Regional do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE) – Região Norte, que é realizado em Boa Vista, capital do Estado de Roraima. No evento, estão o presidente interino do CEE-TO, Josiel Gomes dos Santos, e a secretária executiva do Conselho, Joana D’arc Alves Santos, que participam das discussões e das palestras que compõem o Fórum.

Durante o encontro, os conselhos estaduais de educação da Região Norte do Brasil têm a oportunidade de trocar ideias e discutir políticas públicas para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem brasileiro. “Este momento é importante porque podemos trocar experiências com outros conselhos de educação, bem como discutir novas políticas públicas educacionais para o Brasil”, destacou Josiel.

Neste ano, as discussões do Fórum giram em torno da regulamentação e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do novo ensino médio, com base na Lei nº 13.425/17. “Nós trouxemos para o encontro a experiência do Tocantins, a inovação das estruturas curriculares para 2017 e a implantação do ensino médio em tempo integral nas 12 escolas Jovem em Ação”, destacou o presidente em exercício do CEE-TO.

O encontro da Região Norte do FNCEE começou nessa quarta-feira, 19, e segue nesta quinta-feira, 20. No primeiro dia de discussões, foi realizado um debate sobre o novo ensino médio e seus principais gargalos e a construção dos itinerários formativos. No segundo dia de trabalho, foi realizada uma palestra com a professora membro da campanha nacional da BNCC.

“É um momento para aprendermos e discutirmos juntos os caminhos para implementar as mudanças que a gente precisa cumprir, tanto na reforma do ensino médio, como na implantação da Base Nacional Comum Curricular”, completou Josiel Gomes.

Retorno

Tudo o que é debatido no encontro regional do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação será trazido para o Tocantins, conforme os representantes do Estado no evento. Quando estiverem novamente em solo tocantinense, os membros do CEE-TO deverão ampliar as discussões de Roraima para a realidade local. “Esses debates contribuem de forma significativa para o aperfeiçoamento dos trabalhos realizados pelo Conselho Estadual de Educação do Tocantins”, destacou a secretária executiva do Conselho, Joana D’arc.

“O Conselho não pode ficar afastado desses debates que estão acontecendo em âmbito estadual. Iremos multiplicar isso aqui no nosso Conselho, discutindo com os técnicos do CEE e a Seduc”, complementou o presidente em exercício, sobre trazer o debate também para a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).