Inscrições do Enem 2017 terminam nesta sexta-feira

18/05/2017 - Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) alerta, os estudantes do ensino médio, para o prazo das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que termina às 23h59 desta sexta-feira, 19.  Para garantir que os cerca de 16 mil alunos que estão concluindo o ensino básico nas escolas estaduais participem da avaliação, a pasta está realizando a campanha #TONOENEM, com ações nas 366 unidades escolares que ofertam o ensino médio, nas Diretorias Regionais de Educação e nas redes sociais.

“Nosso objetivo é incentivar a participação da totalidade dos alunos da 3ª série do ensino médio, mas também preparar estes estudantes para que possam ter sucesso no Enem, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no País”, frisou a gestora da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim.

Após o período de inscrições, a campanha #TONOENEM promoverá ações diversas voltadas para alunos e professores, até o mês de novembro, data da realização das provas. Dentre as iniciativas da Seduc na intenção de preparar os estudantes para o exame estão as avaliações diagnósticas da educação tocantinense, a adequação dos currículos, além da aplicação de simulados do Enem.

No site da Seduc, os candidatos podem acessar a Plataforma Digital #TONOENEM, que disponibiliza material didático, dicas de estudo, links de sites com videoaulas e materiais complementares.

Mudanças no Enem

Resultado de uma consulta pública proposta pelo Ministério da Educação (MEC), o Enem 2017 traz muitas mudanças, como o período de aplicação das provas, que acontecerá em dois domingos seguidos: 5 e 12 de novembro. Outra alteração importante se refere à redação, que passa a ser aplicada no primeiro dia do Enem.

O exame não poderá mais ser empregado como certificação no ensino médio, no entanto, a nota poderá ser utilizada para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni).

Para se inscrever, basta acessar a página do Enem 2017 na internet.

 

 

Compartilhe esta notícia