Semana Estadual de Doação de Leite Materno foi iniciada nesta sexta-feira

19/05/2017 - Verônica Veríssimo/Governo do Tocantins

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê até o sexto mês de vida. Nele, estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outras propriedades necessárias para desenvolvimento das crianças. Nesta sexta-feira, 19, comemora-se o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. A abertura oficial da Semana Estadual de Doação de Leite Materno foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).

Para a coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro, “a semana é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano para os bebês que tanto precisam”. A coordenadora aproveitou o momento para agradecer a todos os parceiros e profissionais. “O Banco de Leite só se sustenta por conta da generosidade dos profissionais e parceiros”, pontuou.

“Quando a equipe se desloca até a casa de uma mãe para orientar e recolher o leite doado, ela não está apenas salvando uma vida, mas dizendo, aos bebês, que tem quem se importe com eles”, frisou emocionado o comandante da 1ª Companhia de Bombeiros, Jarbas Borges.

A diretora do HMDR, Débora Petry, ressaltou o empenho da equipe do Banco de Leite. “É um trabalho diferenciado. Eles levam, além de informação, carinho e amor pelo trabalho que desenvolvem”, disse.

O Corpo de Bombeiros, o Rotary Clube de Palmas, profissionais de saúde, entre outros, estiveram presentes na abertura do evento. Na ocasião, os parceiros foram presenteados com um pote alusivo ao que é usado durante o armazenamento de leite materno doado.

Programação

Nesta sexta-feira, 19, também ocorreu a gincana de arrecadação de frascos para o Banco de Leite Humano na Escola Militar dos Bombeiros (Cemil) e a visita de profissionais da Atenção Básica para conhecer o Banco de Leite do HMDR.

A programação conta ainda com cursos de aleitamento materno e palestras sobre doação, entre os dias 22 e 24, sendo que, no dia 22, ocorre a Abertura da Semana do Bebê de Palmas, na Unidade de Saúde Valéria Martins Pereira, localizada na Quadra 1206 Sul.

Também em alusão à semana, os municípios de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional têm programação variada. Em Araguaína, por exemplo, a Hora do Mamaço acontece no dia 21, a partir das 16 horas, no Parque Cimba.

No Estado, existem três Bancos de Leite, sendo eles em Araguaína, Palmas e Gurupi; além de dois postos de coleta, no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, e Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional.

Unidades e pontos de coletas do Banco de Leite

Para doar, as mães devem ligar para o banco de leite, onde serão orientadas sobre como proceder.

Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos - Endereço: ACNE 1, Conj. 04, Lote 36/38, -Palmas – TO, Telefone: (63) 3218-7734. Unidade aberta 24 horas.

Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade Básica de Saúde, na Quadra 403 Norte – Endereço: Quadra 403 Norte, Alameda 01, APN 40 – Palmas – TO, Telefone: (63) 3218-5205.

Banco de Leite Humano – Hospital Dom Orione – Endereço: Rua Dom Orione, Nº 100 - Centro, Araguaína - TO, Telefone: (63) 3411-8787, ramal 2358.

Banco de Leite Humano - Hospital Regional de Gurupi – Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Nº 1.541 – Setor Central - Gurupi – TO, Telefone: (63) 3315-0258.

Posto de Coleta de Leite Humano Dona Marly - Hospital Materno Infantil Tia Dedé – Endereço: Rua Raquel de Carvalho, Nº 143, Jardim Brasília – Porto Nacional – TO, Telefone: (63) 3363-8301.