Comunidade escolar festeja melhorias realizadas na Escola Estadual Paulina Câmara

09/08/2017 - Fernanda Veloso/Governo do Tocantins

Uma escola se faz pelos esforços de muitas pessoas. Muitas mãos são necessárias para que os alicerces da educação fiquem bem fixados. A história da Escola Estadual Paulina Câmara, que recebeu obras de reforma e ampliação do Governo do Tocantins, começou no ano da criação do Tocantins, em 1989. As obras que foram concluídas e entregues à comunidade na segunda-feira, 7, eram uma antiga demanda de pais, alunos e professores de Barrolândia, que comemoraram a nova estrutura para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na cidade.

Durante a solenidade de inauguração da escola, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou o empenho de todos da Seduc para que a escola fosse entregue reformada e ampliada à população. “Gostaria de destacar em especial o trabalho dos técnicos da Diretoria Regional de Educação de Paraíso que se empenharam em deixar essa escola preparada para receber os estudantes”, pontuou.

“Nossa escola foi idealizada no ano de 1989 e fundada em 1990”, contou Marco Aurélio de Morais Nery, atual diretor da unidade de ensino. “Hoje, com quase 28 anos de fundação, a nossa escola está bem estruturada e pronta para receber e formar ainda mais crianças de Barrolândia”, completou.

Alguns dos colaboradores chegaram antes das primeiras mobílias, como a coordenadora pedagógica Maria Francisca Barros Marinho. “Quando comecei a trabalhar nessa escola, não tínhamos nem cadeiras. As primeiras matrículas foram realizadas no chão. O pouco que tínhamos era trazido de casa, até os primeiros livros para a biblioteca fomos nós, funcionários e professores, que trouxemos”, contou.

Maria Francisca, ou simplesmente Xica, está há mais de 26 anos na escola e já atuou em diferentes setores. “Percorri caminhos paralelos com a direção e toda a equipe escolar, em busca de um único objetivo, que é o sucesso do aluno. Sinto-me realizada quando posso fazer alguma ação que contribua para o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Paulina Câmara me deu muitas oportunidades para que eu pudesse progredir na minha carreira”, destacou.

Muitas gerações passaram por ali. Mãe e filha percorreram o mesmo percurso em busca do conhecimento. “Esse é meu primeiro ano nesta escola, mas já conhecia este lugar, porque minha mãe estudou aqui. Ela retomou os estudos há alguns anos e eu a acompanhei”, disse Éllen Vitória, aluna do 6º ano do ensino fundamental.

Os amigos Thiarlisson Gomes, Gustavo Oliveira e Kayque Morais cursam o 9º ano e estão ansiosos pelas novidades do ensino médio, mas ao mesmo tempo já estão saudosos por deixar a escola onde estudam há quatro anos. “A escola ficou muito melhor depois da reforma, nem dá vontade de sair daqui. A quadra de esportes é meu local favorito, nunca imaginei que iria ficar assim”, ressaltou Thiarlisson.

Mãe de dois alunos que cursam o 6º ano na Escola Paulina Câmara, Simone Barros ficou admirada com as melhorias do local. “Isso vai contribuir muito para o desenvolvimento dos alunos. Vi o sorriso no rosto dos meus meninos ao entrar aqui. Eles estão muito animados”, pontuou.

Com a reforma realizada, a unidade escolar, que possui uma área construída de 2.426,61m², passa a ter capacidade para atender até 490 alunos (245 no período matutino e 245 no vespertino). Atualmente, a escola conta com 172 alunos matriculados, do 6º ao 9º ano, e possui 27 funcionários.