Governo do Estado presta assessoramento às secretarias municipais de Educação

10/08/2017 - Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Além de trabalhar continuamente para o desenvolvimento da Educação na rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem atuando também na melhoria contínua do ensino ofertado pelas redes municipais, com o assessoramento prestado às 139 secretarias municipais do Tocantins.

O trabalho de assessoramento é desenvolvido pela Gerência de Apoio aos Municípios (GAM), que conta com equipe na sede da Seduc e nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Dentre as principais atribuições do setor está o monitoramento e a avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME). Todas as cidades do Tocantins contam com o Plano, uma conquista que tem colocado o Tocantins em evidência nacionalmente.

De acordo com a titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, os objetivos da GAM são apoiar e assessorar tecnicamente os municípios no planejamento, na implantação e na implementação das Políticas Educacionais. “Procuramos orientar os municípios, dando esse suporte para a melhoria constante na educação ofertada. Não apenas atendemos as demandas apresentadas pelos dirigentes municipais, mas fazemos o acompanhamento por meio de diagnósticos recorrentes, e sugerimos instrumentos facilitadores e a adesão a programas federais, além de oferecermos formação em áreas diversas para educadores e gestores das escolas municipais”, destacou.

Também são objetivos da GAM colaborar para a reestruturação, formalização e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Educação, no que tange à elaboração de instrumentos norteadores e ajudar na efetivação destes sistemas por meio da realização de seminários. A implementação dos Planos de Carreira Remuneração (PCRs) em âmbito municipal, também tem sido orientada e incentivada pela Gerência de Apoio aos Municípios.

A gerente da GAM, Andréa Maria da Silva Costa, esclarece que o setor presta ainda “apoio técnico e pedagógico referente às demandas, à implantação e ao atendimento das políticas para educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental, que são, prioritariamente, atendidas pelas redes municipais. No primeiro semestre, realizamos também formações para professores da educação infantil e ensino fundamental, beneficiando 46 municípios”, relatou.

Para a secretária de Educação de Dois Irmãos, Maria de Fátima Rodrigues da Silva, o trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da GAM, e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), é de grande importância para a articulação das políticas educacionais nos municípios. “É realmente um grande apoio para os dirigentes municipais no desenvolvimento das ações e programas que envolvem todos os entes federados. Os assessores das DREs estão sempre conosco, buscando solucionar as dificuldades e incentivando a participação dos municípios nos programas, com o objetivo de promover a melhoria da educação pública”, ressaltou.

Segunda a gerente da GAM, Andréa Maria da Silva Costa, o acompanhamento da frenquência escolar dos estudantes beneficiados pelo programa Bolsa Família no Tocantins também é atribuição da Gerência de Apoio aos Municípios. “Realizamos o monitoramento do trabalho dos coordenadores municipais do Bolsa Família, oferecemos capacitações e atuamos mais energicamente, preferencialmente, com visitas in loco, quando identificadas inconsistências, baixa frequência, ou outras situações que interferem no repasse de benefício. A intenção é identificar as razões dessas dificuldades e colaborar para que sejam feitas intervenções no sentido de garantir o acesso à escola e a permanência dos estudantes de 6 a 17 anos em todo o Estado”, frisou.

A Gerência de Atendimento aos Municípios ainda é responsável por divulgar, orientar e incentivar a participação das redes municipais de ensino nas avaliações externas, nos programas, nos projetos e nos eventos nacionais.