Inscrições de projetos para seleção do Programa Pesquisa para o SUS são prorrogadas

11/08/2017 - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Em virtude da instabilidade do Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia (SISCT), as inscrições de projetos para participar da seleção do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS/TO) serão prorrogadas para cumprir o prazo de 45 dias, conforme previsto no Edital de lançamento do PPSUS nº 01/2017.

A prorrogação deve ser publicada, via edital, nos próximos dias. O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) disponibilizará, a partir desta sexta-feira, 11, uma nova versão do sistema, com o problema solucionado. Nesse sentido, a Chamada Pública será prorrogada por um prazo de 26 dias, para que nenhum pesquisador seja prejudicado.

O programa é uma realização do Governo do Tocantins, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapt), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Estado da Saúde.

O edital visa financiar projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Estado do Tocantins, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Para inscrever seus projetos, os pesquisadores devem acessar o endereço eletrônico http://portal2.saude.gov.br/sisct/ (escolher a opção Programa Pesquisa para o SUS: Gestão  Compartilhada em Saúde ( PPSUS), na lateral esquerda do site, em seguida selecione o edital PPSUS/TO.

Dentre as normas para concorrer, o edital determina que os proponentes deverão ter vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos; instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT); centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos; ou empresas públicas que executem atividades de pesquisa cientifica, tecnológica ou de inovação.

O proponente deverá possuir título de doutor ou de mestre, conforme a faixa de financiamento; ter currículo atualizado na Plataforma Lattes; ser obrigatoriamente o coordenador da pesquisa; ser responsável pela gestão financeira e técnica da pesquisa; ter anuência da instituição de vínculo empregatício ou funcional; ter participação na equipe executora de, no máximo, uma outra proposta inscrita; ter produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica da proposta submetida; e não ser membro do Comitê Gestor do Programa PPSUS.

As propostas deverão ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, contendo rigorosamente todos os itens previstos no formulário eletrônico de preenchimento obrigatório.

Sobre o programa

O PPSUS é estruturado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da saúde (Decit/SCTIE/MS) e parceiros, para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde que atendam as peculiaridades e especificidades de cada Unidade Federativa. O projeto possibilita a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde, de ciência e tecnologia com a comunidade científica, favorecendo o fortalecimento da Política Nacional de Saúde.

Confira o Edital PPSUS nº 01/2017 e o Termo de Outorga.

Compartilhe esta notícia