Naturatins firma parceria com prefeitura de Filadélfia para proteção de Unidade de Conservação

11/08/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 11, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Prefeitura Municipal de Filadélfia para apoio na vigilância e na proteção do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), unidade de Conservação da região; bem como na promoção de atividades de educação ambiental, no município. O termo foi assinado pelo presidente do órgão, Herbert Brito Barros (Buti) e o prefeito Ivanilzo Gonçalves de Alencar (Mizor).

Para o gestor do Naturatins, essa parceria vai promover o fortalecimento do Monaf, construindo um trabalho de forma integrada para o alcance de melhores resultados. “Vamos regularizar uma área construída com obras do Monumento e que pertence ao município. Então estamos muito satisfeitos com a parceria e o desprendimento do prefeito Mizor, em colaborar e contribuir com o órgão ambiental. E o Naturatins está de mãos dadas não só com Filadélfia, mas com todos os municípios tocantinenses", enfatizou.

Para o prefeito de Filadélfia, a aproximação do município com o MNAFTO e o poder público estadual levará benefícios à região. "O monumento é um espaço importante para o turismo da região. Temos recebidos muitas visitas de estudantes de universidades e pesquisadores do Tocantins e até de outros estados. As atividades de educação ambiental serão uma ação positiva e teremos um importante retorno na avaliação do ICMS Ecológico. Apresentamos a necessidade da regularização de algumas áreas e o presidente demonstrou interesse em buscar solução", informou.

De acordo com o superintendente do Naturatins, Natal César Castro, o trabalho se desenvolverá de forma conjunta. "O município cede um servidor que vai atuar na vigilância da Unidade de Conservação e se propõe a desenvolver atividades de educação ambiental com a comunidade.  O Monaf e a Prefeitura vão elaborar o plano de trabalho anual para o importante desenvolvimento de atividades de educação ambiental no Monumento", concluiu.

O acordo terá vigência de 12 meses, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), podendo ser alterado ou ajustado por meio de aditivo. Estiveram presente acompanhando a celebração do acordo, o gerente do Monaf, Hermísio Alecrim Aires; o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris; o diretor de Administração e Finanças do Naturatins, João Ricardo; e a arquiteta da Assessoria Técnica de Planejamento do Instituto, Nilza Verônica Amaral.