Lagoa da Confusão recebe Força-Tarefa contra queimadas nesta sexta-feira

31/08/2017 - Suene Moraes/Governo do Tocantins

Em mais uma ação de enfrentamento e sensibilização contra as queimadas, o Governo do Tocantins mobilizou novamente os órgãos estaduais para atuarem na zona rural do  Estado, desta vez no município da Lagoa da Confusão. As estratégias ocorrem nesta sexta-feira, 1º de setembro, a partir das 8 horas.

Assim como ocorreu na cidade de Novo Acordo, participam do plano técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Batalhão Militar Ambiental, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Terras do Tocantins (Intertins) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A força-tarefa irá contemplar oito municípios do Tocantins: Novo Acordo, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Lizarda, São Félix do Tocantins e Mateiros. A escolha das cidades ocorreu de acordo com o número de focos de incêndios, mas também do ponto de vista da proteção dos parques estaduais.

Decreto

Vale ressaltar que a ação realizada pelos órgãos estaduais atende ao Decreto de Emergência Ambiental publicado pelo Governo do Tocantins no mês de julho, que declara situação de risco de desastre ambiental resultante de queimadas e incêndios florestais em sete municípios tocantinenses. As cidades ficam perto de áreas protegidas e registram os maiores índices de queimadas.

Compartilhe esta notícia