Naturatins implanta Fórum do Lixo e Cidadania em Monte do Carmo

31/08/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta quinta-feira, 31, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) visita assentamentos e comunidades na área rural da região de Monte do Carmo, levando orientações para incentivo ao desenvolvimento de hábitos ambientais educativos.

A ação é desenvolvida, após a criação do Fórum do Lixo e Cidadania no município, evento que contou com a participação de representantes locais de 12 segmentos sociais. Já nas visitas, a equipe do Setor de Educação Ambiental do Instituto ministra palestras que tratam de questões relacionadas às queimadas e a outros assuntos ambientais.

De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César, esse trabalho é uma ação continuada do Instituto e de outros órgãos ambientais envolvidos na melhoria da qualidade de vida das comunidades.

O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Dalveni Batista de Neres, afirmou que a implantação do Fórum e as orientações oferecidas nas palestras são muito importantes e devem trazer benefícios para a região.

O evento

O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania é um espaço permanente de debates, reflexão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e o manejo dos resíduos sólidos no município, atuando em sintonia com os fóruns Nacional, Estadual e com Movimento Nacional dos Catadores. Um espaço plural e democrático composto por pessoas, entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada, envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos sólidos.