Área de Proteção Ambiental do Jalapão celebra Dia do Cerrado com ações de base comunitária

12/09/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Desde o início do mês de setembro, a equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), vem realizando importantes ações voltadas para o turismo de base comunitária e o Manejo Integrado do Fogo com as comunidades locais, além do diálogo a respeito das estratégias de gestão do território. As ações integram a programação em referência ao Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro

Na manhã de segunda-feira, 11, a equipe da APA do Jalapão visitou as famílias da comunidade do Rio Novo e o tema do encontro foi o desenvolvimento turístico local, com a oferta de apoio técnico, esclarecimento de dúvidas, além de discutir os desafios e potencialidades do lugar. Ao final, foi elaborado um cronograma de ações estratégicas com foco nos principais produtos oferecidos, entre eles o artesanato com capim dourado e o processamento da mandioca.

No período da tarde, foi a vez das famílias que trabalham com hospedagem alternativa em Mateiros se reunirem no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, comentou o encontro: “Atentas à crescente demanda por acomodações menos impessoais que os hotéis, as famílias viram uma oportunidade na adaptação de suas casas a locais acolhedores aos turistas”, disse.

“Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, dividir conhecimentos, discutir questões como formalização, gestão e segurança, entre outros pontos importantes para a profissionalização do negócio e valorização dos produtos locais, como o jatobá, o buriti e o pequi”, concluiu Rejane Nunes.

No sábado, 9, foi realizada uma rodada de conversa com comunitários da fazenda Triago. O objetivo foi fortalecer as relações entre a gestão da APA, com a Seden e os produtores rurais.

As atividades da programação em celebração ao Dia do Cerrado foram iniciadas no dia 5 deste mês e vêm contando com as contribuições técnicas de representantes da APA, com a servidora Julyane Costa e da Seden, com os servidores Marcos Miranda, Warley Rodrigues e Tânia Borges.