Naturatins de Tocantinópolis resgata macaca ameaçada de extinção

12/09/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nessa segunda-feira, 11, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em Tocantinópolis encaminhou, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), uma macaca conhecida popularmente como Guariba de Mãos Ruivas (Alouatta Belzebude), uma espécie ameaçada de extinção.

De acordo com a agente ambiental do Naturatins em Tocantinópolis, Viviana Locatelli, o animal apareceu na casa de moradores do Povoado Passarinho, uma comunidade rural do município. “A macaca estava, há um ano e seis meses, se alimentando com ração dos porcos e restos alimentares. Após presenciar o interesse de várias pessoas das proximidades, em matar o animal para comerem, os moradores estiveram no Naturatins de Tocantinópolis e solicitaram que uma equipe fosse buscar o animal”, relatou.

Viviana Locatelli explicou que não houve penalização para as pessoas que estavam com a macaca. “O casal, que estava com o animal, fez a entrega voluntária da macaca. Nesses casos, o órgão ambiental somente recolhe o animal, sem sanções às pessoas que estavam de posse do exemplar”.

A Guariba de Mãos Ruivas aparentemente apresentava bom estado de saúde, mas, no Cetas, será submetida a exames e ao acompanhamento de uma reeducação alimentar, quando será avaliada a possibilidade de retorno à natureza.

Compartilhe esta notícia