Uso de biodigestores é tema de seminário nesta quarta-feira

26/09/2017 - Lenna Borges/Governo do Tocantins

Com objetivo de disseminar o uso de biodigestores, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza nesta quarta-feira, 27, o 2º Seminário de Fomento ao Uso de Biodigestores no Estado do Tocantins. O evento ocorrerá das 8 às 12 horas, no auditório da Seagro, em Palmas.

O objetivo é disseminar o uso da tecnologia de biodigestão para agricultores e pecuaristas, para que mediante informações e capacitações, os produtores rurais adotem técnicas agrícolas sustentáveis que visem mitigar e reduzir a emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE), gerando renda com preservação.

De acordo com o gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Manuel Carvalho Carreira, os participantes terão informações para promoção de conhecimento e qualificação, conhecimento dos melhores meios de cultivo e manejo da agricultura orgânica e o processo de produção de biogás e biofertilizante.

Convênio

A ação resulta do Convênio nº 806634/2014, firmado entre a Seagro e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e está alinhada ao Programa Agricultura de Baixo Carbono no Tocantins (ABC). O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente, elevando a melhoria da qualidade de vida no campo e reduzindo as desigualdades sociais.

Programação

- Das 8 às 08h30 – Inscrições;

- Das 8h30 às 9 horas – Abertura: Secretário Clemente Barros Neto;

- Das 9 às 09h30 – O Uso de Biodigestores para Tratamento de Dejetos Animais. Palestrante: Engenheiro agrônomo e analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evandro Carlos Barros.

- Das 9h30 às 10 horas – Propriedades do Biofertilizante gerado a partir do Processo de Biodigestão. Palestrante: Engenheiro agrônomo e analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evandro Carlos Barros.

- Das 10h15 às 11 horas – Expansão dos Sistemas de Biodigestão no Estado, casos de sucesso. Palestrante: Pioneiro no Brasil no uso de biodigestores para “cama de frango”, Raimundo Alves Ferreira, e um proprietário do sistema de Biodigestão instalado no Estado, Edson Negreiros Lima.

- Das 11 às 11h30 – Legislações de Fomento ao Uso da Tecnologia de Biodigestão. Palestrantes: Engenheiro eletricista, Danilo Abrão Brentinni; e o engenheiro eletricista, Renato Augusto Queixa Finochio.

- Das 11h30 às 12 horas – Linhas de Crédito disponíveis para financiamento. Palestrante: Engenheiro agrônomo e o especialista em Gestão do Agronegócio do Banco da Amazônia, Romilton Brito da Paixão.

Compartilhe esta notícia