Veículo doado pelo Governo a pesquisadores da UFT fortalece monitoramento e manejo do fogo

28/09/2017 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

Com o objetivo de fortalecer o trabalho realizado pelo Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Gurupi, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), entregou na manhã desta quinta-feira, 28, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton para uso dos pesquisadores. A entrega foi feita pelo subsecretário da Semarh, Fabio Lelis, à vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, e ao coordenador do CeMAF, professor Marcos Giongo.

O veículo, adquirido com recursos do Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), deve ser usado em atividades de campo dos pesquisadores, especialmente na execução de ações relativas ao Manejo Integrado do Fogo (MIF). O MIF utiliza técnicas de queima prescrita para compreender a dinâmica do fogo no Cerrado, de forma controlada.

Além da caminhonete, o apoio da Semarh na estruturação do CeMAF conta ainda com equipamentos para implantação do laboratório de manejo do fogo, equipamentos de informática e um drone. O investimento representa o esforço do Governo do Estado em trabalhar preventivamente com relação às queimadas, tendo a pesquisa acadêmica como foco neste caso.

Segundo o coordenador do Centro, professor Marcos Giongo, o veículo vai viabilizar ações de validação do monitoramento das imagens de satélite, tanto para focos de incêndio quanto para áreas desmatadas. Além disso, o professor destaca que o apoio da Semarh deve possibilitar a ampliação do CeMAF em breve, representando um fomento à pesquisa. “Neste trabalho, existe uma contrapartida muito forte que é potencializar a capacitação dos alunos da instituição, ao mesmo tempo em que são geradas informações para que o Estado possa direcionar suas ações”, disse.

CeMAF

Inaugurado em 2016, a atuação do CeMAF compreende três áreas: Desenvolvimento, com laboratório experimental de análises químicas; Tecnologia, com laboratório de análise de dados e imagens de satélite; e Capacitação com sala disponível para reuniões, cursos e treinamentos. Outra atividade do Centro é acompanhar as ações do MIF, gerando dados para subsidiar as ações do projeto e direcionar as políticas públicas e a gestão ambiental da Semarh.