Sine Araguaína dedica dia exclusivo à inclusão social e profissional de pessoas com deficiência

29/09/2017 - Lara Cavalcante/ Governo do Tocantins

O município de Araguaína está recebendo o Dia D da Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação é do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Tocantins, que trabalha diariamente para fazer a ponte entre pessoas com deficiência e empresas interessadas em empregá-los. Nesta sexta-feira, 29, o Sistema irá dedicar um dia inteiro de trabalho a esse objetivo.

O evento, que já teve duas edições em Palmas, reúne no posto de Araguaína as empresas obrigadas, ou não, pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) a contratarem pessoas com deficiência e os trabalhadores que por alguma limitação física ou psíquica encontram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho.

Exemplo

Leandro Pereira, 22 anos, é uma das pessoas com deficiência empregadas pela Lei de Cotas (Lei Federal 8.213/91), que obriga empresas com 100 ou mais funcionários a contratarem pessoas com deficiência.

O jovem, que planejava seguir carreira militar, viu suas expectativas serem interrompidas ao sofrer um acidente de bicicleta quando tinha sete anos de idade, o que afetou um dos seus pés. Quando perguntado se a deficiência o limita em alguma coisa, Leandro responde: “Não me atrapalha a fazer as coisas, mas me impediu de viver um sonho”.

Apesar de a vida não ter seguido o curso que Leandro desejava, ele não desistiu de sonhar, atualmente cursa o ensino médio, é mecânico de moto e planeja continuar se aperfeiçoando. “Gosto muito de mecânica e vou me formar na minha área”, afirma o estudante.

Para dar continuidade ao novo sonho, Leandro contou com a ajuda do Sine Tocantins, em Palmas, quando foi indicado ao mercado de trabalho. “Eu já trabalhava com mecânica, mas queria um emprego formal, ter um salário certo e os direitos trabalhistas. Procurei o Sine e me encaminharam para esta vaga, estou muito feliz”. Leandro é repositor de supermercado há um mês.

 

 

Compartilhe esta notícia