Capacitação para entrevistadores do Cadastro Único começa na segunda-feira

29/09/2017 - Lara Cavalcante/Governo do Tocantins

Os entrevistadores do Cadastro Único passam por capacitação no período de 2 a 4 de outubro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório da Casa dos Conselhos da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social. O objetivo é discutir a abordagem adequada das famílias, a postura do entrevistador, a importância do Cadastro Único e os programas que o usam como base.

O Cadastro Único é um dos principais instrumentos de gestão da política de Assistência Social. E é por meio dele que as famílias pobres e as extremamente pobres dos municípios podem ser identificadas, assim como oferece informações sobre condições de moradia, saúde e educação de seus integrantes. 

Participam do treinamento representantes dos municípios de Augustinópolis, Chapada da Natividade, Dois Irmãos, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Recursolândia, Rio Sono, Santa Rita, Santa Rosa, São Bento, Taipas, Nazaré, São Miguel, Dueré, Dianópolis, Guaraí, Araguacema, Darcinópolis, Axixá, Itapiratins, Miracema e Gurupi.

Sobre o Cadastro Único

O Bolsa Família é apenas um dos programas a que a população de baixa renda pode ter acesso ao se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro também é utilizado como base por mais de 30 Programas e Políticas Sociais.

Para se cadastrar, as famílias devem ter renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 394) por pessoa. Mais de 27 milhões de famílias estão inscritas no sistema.

O formulário é preenchido nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A pessoa responsável pela família deve levar o título de eleitor ou o CPF e um documento de cada membro familiar.

Compartilhe esta notícia