Governo e empresários comemoram resultados da participação do Tocantins em exposição internacional de turismo

02/10/2017 - Patrícia Saturno/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins e as empresas operadoras de turismo nas diversas regiões do Estado comemoram as oportunidades de ampliação do fluxo de visitantes aos atrativos turístico do Tocantins, em função da participação na 45ª Abav Expo Internacional de Turismo e 48° Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo. O evento foi encerrado na noite desta sexta-feira, 29, mas os contatos e as parcerias estabelecidas ao longo da feira prometem resultados a curto, médio e longo prazos.

Nesta edição, o Governo do Estado se fez presente, por meio de parceria com o Ministério do Turismo, com estande institucional e equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); a exposição dos destinos turísticos foi fortalecida pela presença de órgãos municipais de turismo, instituições parceiras e operadores de todo o Estado.

Dentre as empresas que operam o turismo no Estado, estiveram, nesta edição da Abav, a CC Trekking, a 40 Graus, a Cerrado Dourado, a Cerrado Rupestre, a Ecolodge Cadedral, a Jalapão 100 Limites, a Jalapão Ecotur, a Jalapão Turismo, a Livre Expedições, a Norte Tur, a NovAventura, a Realize, a Brasil Central Aventuras, a Canion Ecoturismo e Aventura, a Cavalera Turismo, a Pousada Rosa de Fogo, a Seriema, a Ecoturismo, a Serra Geral, a Serra Negra, a Adventure nas Serras Gerais, a WS Turismo e a Jalapão Expedições.

No estande, também estiveram presentes a Agência Municipal de Turismo de Palmas, a Secretaria Municipal de Turismo de Almas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae-TO), que apoiou a participação das empresas de turismo da região Serras Gerais na feira.

O superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp, destacou o resultado da participação do Estado e o empenho dos operadores e parceiros em fortalecer a atividade turística. “É inegável o fortalecimento do turismo no Tocantins e nós estamos prestes a vivenciar uma nova fase, levando em conta a exposição que o Estado terá ao servir de cenário para uma novela no horário nobre, em rede nacional. Essa exposição certamente ampliará o interesse dos turistas em conhecer nosso Estado e este contato prévio entre os operadores de turismo regionais com os nacionais, vivenciado na Abav, facilitará muito a comercialização dos nossos destinos”, pontuou.

A exposição é uma realização da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) e é tida como a maior feira de turismo brasileira. Rodolfo Ferreira, presidente da Abav-TO, reforçou a importância, para o Estado, da presença dos operadores de turismo no evento. “Eu acredito que esta feira será um divisor de águas muito grande para o mercado de receptivo e de turismo no Tocantins. Vamos ganhar muito com isso”, avaliou.

A oportunidade de estabelecer contato com grandes empresas foi comemorada pelos empresários do Estado. “A nossa participação na Abav foi bem interessante. Como nosso público está, em especial, na Região Sudeste, em São Paulo, nós pudemos realizar alguns contatos e fechar acordos e parcerias para a venda dos nossos produtos por meio de agências já conhecidas do público”, frisou o empresário Henrique Abreu.

Além do mercado nacional, a abertura de contatos com empresas de outros países também foi oportunidade para as agências locais, como destacou o também empresário do setor Fernando Torres. “Este ano, a Abav trouxe uma proposta bem legal de ampliar as rodadas de negócios, o que é lucrativo para todo mundo que esteve presente. A gente fez contato com operadoras, que estão tendo uma atenção especial com o nosso Estado. Estivemos com empresas da França, da Inglaterra e acreditamos que podemos vir, futuramente, a estabelecer boas parcerias”, reforçou.

Compartilhe esta notícia