Governo do Tocantins faz parceria para qualificação profissional em técnica de envidraçamento

03/10/2017 - Luciano Dourado/Governo do Tocantins

Na noite dessa segunda-feira, 2,  os alunos do curso de Envidraçamento Structural Glazing participaram da aula inaugural, na Igreja Koinonia, em Palmas. O mesmo oferecerá 100 vagas e está sendo ofertado pela Associação de Assistência e Valorização à Vida (Assavi), em parceira com o Governo do Tocantins, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Em pronunciamento de boas-vindas aos estudantes, a diretora do Sine, Glaucia Branchina, lembrou que a capacitação é uma oportunidade para quem busca novas opções em qualificação profissional. “O Governo do Estado tem buscado parcerias inovadoras para empregar o maior número de pessoas, e esperamos que, com esse curso, possamos atingir essa meta”.

O idealizador do projeto e presidente da Assavi, Glaucio Coraiola, afirmou que o curso surgiu após uma pesquisa sobre a técnica de envidraçamento Structural Glazing, na qual foi constatado um déficit de profissionais qualificados nesta área em Palmas. Segundo ele, dos poucos prédios existentes na Capital que usaram a técnica, os profissionais vieram de outros Estados para execução do serviço.

Alunos

Um dos matriculados, Fagno Batista, de 26 anos, que está desempregado, aposta na inovação do setor para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Essa área do envidraçamento, Glazing, é nova em Palmas. E eu vi uma grande chance de conseguir emprego após terminar o curso”, disse, cheio de expectativas.

Quem também está esperançoso é Willian José, de 32 anos. Como autônomo, ele busca novos conhecimentos em áreas diferentes. “Não tenho noção de como é o curso. O que quero é sempre aprender mais e mais, tendo mais uma opção profissional”, concluiu.

Envidraçamento

Essa é uma técnica aplicada em prédios ou fachadas, focando em conceitos sobre a colagem de vidro com silicone estrutural, e é uma tendência mundial.

No curso ofertado, além de palestras, estudos, aulas demonstrativas, visitas a prédios construídos com Fachada Strutural Galzing, os alunos farão a montagem de quatro  estruturas Galzing.

Aulas

Com duração de 50 horas, já incluindo conteúdo teórico e prático, o curso será dividido em dois grupos de 50 pessoas cada um. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, na sede da Assavi, em Palmas.

Compartilhe esta notícia