Caminhada mobiliza comunidade sobre prevenção e combate às drogas

11/10/2017 - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Moradores e empresários da Avenida LO-27, no trecho entre as avenidas NS-04 e NS-10, foram alvo de panfletagem realizada na manhã desta quarta-feira, 11, pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Projeto AcrediTO e parceiros. A mobilização durou cerca de uma hora e meia e, nesse tempo, servidores da pasta com os parceiros da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), da Polícia Militar, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Polícia Comunitária entregaram fôlderes com informações que servem como mecanismo de ajuda àqueles que querem colaborar com informações e denúncias para prevenção e combate às drogas nas Quadras 112 e 122.

A escolha das duas quadras, conforme argumentou Júnior Américo, superintendente de Ação Sobre Drogas da Seciju, se deve ao fato de ambas aparecerem no mapa policial entre as que têm maior número de ocorrências de consumo e tráfico de drogas.

Já o material de mobilização apresenta dados e orientações de como se prevenir, como os pais podem dialogar com os filhos, o que são as drogas, como identificar e ajudar um usuário de drogas, bem como o número de telefones de órgãos, em Palmas e outras cidades no Estado, que podem auxiliar para a solução de problemas, ou ainda para ouvir denúncias.

“Queremos mostrar aos moradores dessas duas quadras que é possível acreditar em uma sociedade sem drogas. E a população tem uma importância extrema nesse processo de prevenção e combate. São os moradores que estão por aqui no dia a dia, vendo o que acontece”, destacou Júnior Américo.

Parceira nas ações, a Polícia Militar do Estado do Tocantins levou diversos integrantes para a caminhada na região, onde, entre as ações, está a realização do Proerd, que é uma das maiores ferramentas de orientação de crianças e adolescentes na luta contra as drogas. São mais de 500 alunos do Programa nas duas localidades. “A gente precisa unir as forças de segurança das instituições públicas e privadas em prol da vida e contra a violência. Somente quando a população se une, se empodera, é que é possível vencer os males que assolam. E é importante as instituições estarem unidas com a comunidade para fortalecer o sentimento comunitário e combater as drogas e a violência”, pontuou o capitão Leonardo Amorim Teixeira, da Polícia Militar.

A finalização das ações, pela manhã, ocorreu na Escola Estadual São José, na Quadra Arse 112. A instituição conta com mais de mil alunos e também recebeu a panfletagem nas salas. “É um processo completamente enriquecedor para nós, pois é um momento em que estamos passando para os alunos a importância do diálogo, do ouvir para o combate às drogas. É uma parceria louvável e queremos implementar cada vez mais nos projetos interdisciplinares da nossa escola para o resgate da vida, dos valores”, destacou José Antônio Aguiar Gama, diretor da instituição.

Mais ações

Também como parte do Projeto AcrediTO, nesta sexta-feira, 13, às 19 horas, a região será beneficiada ainda com as atrações do projeto Nação Rap em Ação, com shows musicais com temáticas de combate às drogas. A realização será na Praça da 122, aberta a todos.

Compartilhe esta notícia