Palmas e Araguaína registram maiores casos de sífilis

08/11/2017 - Jorge Valeriano

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e relatam que cerca de 60% dos casos estão concentrados em 100 cidades brasileiras. Aqui no Tocantins, as cidades de Palmas e Araguaína estão nessa lista. A sífilis é uma doença transmitida através das relações sexuais e de acordo com a assistente técnica de DST/AIDS da Secretaria da Saúde do Tocantins, Sâmia Chabo, essa doença está se espalhando e novos casos estão sendo registrados.

No Tocantins foram identificados, no ano passado, 790 casos de sífilis contraída por relações sexuais. Também foram registrados 274 casos de sífilis em gestantes e 240 casos de sífilis congênita, aquela em que o bebê é infectado durante a gestação. Os testes para fazer a detecção podem ser feitos nos postinhos de saúde, conforme explica a assistente técnica de DST/AIDS.

A prevenção é a grande sacada.

Os números registrados no estado, entre janeiro e setembro deste ano, também são altos. Em alguns casos já ultrapassam os do ano anterior. A capital Palmas e Araguaína são as duas maiores cidade do Tocantins.

 

Compartilhe esta notícia