Escola de Guaraí promove mostra de iniciação científica

09/11/2017 - Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Os professores da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, localizada em Guaraí, promoveram a 1ª Mostra Científica de Física, Biologia e Química, uma ação que impulsionou a aprendizagem e a criatividade na prática pedagógica.

Para a feira, os alunos realizaram pesquisas, produziram maquetes e gráficos, e construíram foguetes. Os temas abordados foram os tipos de células, água, botânica, química, pirâmide alimentar, modelos atômicos, entre outros. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pelos projetos de iniciação científica e divulgação da ciência.

Karina Adriane Sacramento, coordenadora de Apoio Pedagógico, contou que a escola já realizava, há alguns anos, as feiras de ciências e, em 2017, os professores Cleonice Noronha Lura, de química, e Baltazar Gonçalves Ribeiro participaram de uma formação em práticas didáticas em Palmas, “percebemos que esses professores chegaram à escola motivados, compartilharam informações e as aulas passaram a ser mais dinâmicas com a utilização de novos elementos e como resultado surgiu a mostra científica”, frisou Karine Adriane.

A gestora France Cristina de Souza Camargo ressaltou o resultado das aulas práticas afirmando que, “ações como essas fomentam a curiosidade dos alunos, incentivam uma pedagogia de projetos, estimulam a pesquisa e são excelentes instrumentos para garantir a aprendizagem dos alunos”, disse.

O estudante Tulio Noronha, de 15 anos, destacou a parceria dos colegas, no momento de produzir e lançar os foguetes, “aprendemos que é necessário um processo químico, o reagente, para que o foguete lance voo. E, nesse lançamento, estudamos mais sobre química e física”, contou.

Maria Raimunda Souza, de 16 anos, também participou da produção e do lançamento de foguetes, “percebemos que os alunos estavam mais unidos no momento de desenvolverem os trabalhos, um orientando o outro e todos torcendo para que os trabalhos dessem certo”, finalizou.

Compartilhe esta notícia