Colégio Estadual Caic recebe prêmio de Gestão Escolar como escola referência

10/11/2017 - Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Muita emoção marcou a festa em homenagem ao Colégio Estadual Caic, realizada na manhã desta sexta-feira, 10. A instituição de ensino ganhou o prêmio Gestão Escolar como Escola Referência estadual e regional, ficando entre as cinco melhores gestões escolares do país. Como forma de reconhecimento pelas conquistas que o Caic alcançou, a Diretoria Regional de Educação de Palmas concedeu uma placa de homenagem à gestora Marisa Aparecida Alves Santos. Também recebeu homenagens a estudante Elizabethe Eloá Augusto de Souza, vencedora do Concurso de Redação em Educação Financeira.

O Colégio Caic funciona há 22 anos e conta com 300 alunos e 67 servidores. A unidade escolar foi alcançando reconhecimento ao longo dos anos, tem um Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 5.8 e, de acordo com a gestora Marisa, 50% dos conteúdos compartilhados em sala de aula estão sendo realizados de forma prática. “Temos uma equipe comprometida com a qualidade da educação. O nosso lema é fazer o melhor e o segredo é manter o diálogo com pais, alunos e professores”, frisou.

Comemorações

Durante o evento, houve apresentações da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito do Colégio Estadual Vila União e da banda do Caic.

A festa contou com a presença da diretora regional de Educação de Palmas, Mara de Fátima Bassan Bayer, da coordenadora do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Maristélia dos Santos; do major Souza do 6º Batalhão da Polícia Militar, que recebeu uma placa de agradecimentos pela parceria com o projeto Patrulha Escolar. Também estavam presentes, professores, pais de alunos e estudantes.

Premiação

A estudante Elizabethe, de 11 anos, que é aluna do 6º ano do ensino fundamental, gosta de estudar e ler. Ela também ficou muito emocionada em estar na presença de tantas pessoas, recebendo uma placa de honra ao mérito. A alegria foi compartilhada com a mãe Ednei Sousa. “Elizabethe se dedica muito aos estudos e sempre falo para os meus filhos aproveitarem as oportunidades que a escola oferece. Aqui no Caic sinto acolhimento e respeito”, contou.

Pessoas que fizeram história na escola

A estudante Giovana Almeida Alves, de 14 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, disse que estuda no Caic há nove anos. “Estou muito emocionada em presenciar essa escola ser premiada. Gosto de estudar aqui, porque tem uma ótima estrutura educacional. Os estudantes são comprometidos, aprendemos de verdade. E tudo que aprendi aqui levo para a vida. A maior lição é que devo ser uma pessoa de caráter e nunca desistir de um futuro promissor”, afirmou.

Luciana Farias de Souza é mãe de oito filhos, sete deles estudaram ou estudam no Caic. “Este momento está sendo de muita emoção, porque meus filhos mais velhos estudavam aqui, quando a escola foi vencedora do 1º prêmio Gestão Escolar. E agora, estou presenciando mais uma vez a escola ser premiada, isso mostra a qualidade do ensino e do trabalho que está sendo desenvolvido na escola”, ressaltou.

A professora Maristélia Santos, que foi gestora do Caic durante 12 anos e estava na escola quando a mesma ficou entre as seis melhores instituições de ensino pública do Brasil de referência em gestão, afirma que “em momentos como esse, pensamos o quanto o nosso trabalho é importante. Presenciar a escola alcançar mais uma vez uma conquista tão significativa é um presente”.

A diretora regional de educação, Mara de Fátima, explicou que essa premiação como uma escola de referência deve servir de motivação para todas as outras unidades escolares para que realizem sempre o melhor trabalho.

“O diferencial do Colégio Estadual Caic é que todos os professores buscam sempre se superar a cada dia. Outro ponto importante é o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Quando o estudante falta, vamos à casa dele saber o porquê, e com isso, vamos conhecendo a realidade social da comunidade e adquirindo experiências para a vida. Quando o aluno está com dificuldades de aprendizagens, oferecemos um atendimento especializado. Estamos muito felizes com todas essas conquistas”, enfatizou Marisa.