Governo entrega viaturas e um novo Complexo de Delegacias à Polícia Civil de Porto Nacional

27/11/2017 - Juscelene Melo/Governo do Tocantins

Todas as Delegacias de Polícia em um só lugar, essa é a tendência das novas instalações da Polícia Civil que estão sendo inauguradas em todo o Estado. Na manhã desta segunda-feira, 27, foi a vez de Porto Nacional (TO) receber, do governador Marcelo Miranda e do secretário de Estado da Segurança Pública, César Simoni, o novo Complexo de Delegacias da Polícia Civil, o qual foi inaugurado com a presença de várias autoridades dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Polícia Civil de Porto Nacional passa a atender a população portuense, em um prédio moderno e totalmente estruturado para aqueles que procuram os serviços da Polícia Judiciária, com a qualidade e a discrição que as diferentes situações requerem. No novo endereço, passa a funcionar a sede da 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil (4ª DRPC), e ainda a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além das delegacias circunscricionais, 1ª, 2ª e 3ª Delegacias de Polícia Civil do município.

Como bem lembrou o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Simoni, a Polícia Civil do Tocantins está sendo resgatada de um longo período de esquecimento. Segundo o secretário, “é uma determinação do governador Marcelo Miranda que a Polícia Civil seja valorizada, além de bem equipada, pois dessa forma terá melhores condições de combater a criminalidade”, destacou.

De acordo com César Simoni, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) conta com uma equipe afinada e comprometida com as mudanças que estão sendo propostas. “Estamos, hoje, cumprindo mais um compromisso feito com o governador e, sobretudo com a sociedade e isso só está sendo possível graças à equipe que temos na segurança pública. Não queremos que Porto Nacional volte a ser manchete nos jornais, dizendo que aqui o crime se alastrou; agora, temos estrutura, equipes competentes e dessa forma, reforçaremos o combate à criminalidade e vamos dar mais tranquilidade à população. Essa é a nossa proposta e é o que estamos fazendo”, concluiu o secretário.

Para o prefeito Joaquim Maia, esse é um momento muito importante para Porto Nacional, especialmente pelas condições de segurança que a cidade possui. Segundo o prefeito “Era necessário dar uma resposta positiva à sociedade portuense com ações efetivas. Essa inauguração do Complexo de Delegacias, juntamente com a posse de novos policiais civis, de forma especial, trazendo mais delegados de Polícia para nossa cidade e a formação de equipes capacitadas, só evidencia a preocupação do governador com a segurança de nossa cidade, que tem vivido muitos desafios. Momentos como este nos permitem olhar para frente e ter a certeza de que ações estão sendo feitas e que podemos melhorar ainda mais a segurança da população", pontuou o prefeito.

O Complexo de Delegacias de Porto Nacional conta com inúmeras salas e espaços para bem acomodar os servidores, proporcionando mais liberdade de trabalho e a realização de procedimentos policiais. O espaço conta com acesso diferenciado para atendimento tanto das vítimas quanto dos conduzidos, além espaços apropriados para recepção, registro de ocorrências, cartório, arquivo, alojamentos masculino e feminino para servidores, além de sala de apoio para conversa reservada entre advogados e clientes, e ambiente para reconhecimento de pessoas e objetos, entre outros.

Atuando em Porto Nacional há 12 anos, o promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior disse ver todas essas conquistas com alegria e satisfação, pois tem presenciado as muitas dificuldades enfrentadas pela Polícia, de uma forma geral. “Presenciamos, todos os dias, as dificuldades da Polícia Civil em nosso Estado e a melhoria, não só da estrutura, mas também do efetivo de pessoal (Agentes de Delegados) dá outra roupagem à Polícia Civil de Porto Nacional. Com certeza vamos ter melhores condições para combater a criminalidade e passar, a cada dia, maior sensação de segurança para o cidadão”, declarou o promotor.

Localizado em área de fácil acesso, o novo espaço da Polícia Civil de Porto Nacional preenche as exigências previstas em lei ao garantir os direitos fundamentais de indivíduos submetidos à prisão, na modalidade flagrante e, segundo o delegado titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Ibanez Ayres da Silva Neto, “a população é a maior beneficiária, pois passa a contar com uma Polícia Civil bem equipada e com instalações modernas, com capacidade de promover respostas mais dinâmicas e humanizadas ao cidadão de bem”, afirmou o delegado.

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda fez a entrega de quatro novas viaturas para atender a 4ª DRPC, sendo: 03 veículos Volkswagen Gol, motor 1.6, ano 2017 e 01 Fiat Palio Weekend Adventure, motor 1.8, ano 2017, dotado de compartimento especial traseiro para transporte de presos. O governador lembrou que esta gestão já superou várias dificuldades e diversas etapas foram vencidas. “Precisamos unir forças em uma só direção, temos nos empenhado em propor, à segurança, melhores condições de trabalho. Precisamos enfrentar a criminalidade, mas enfrentar estando protegidos. Para isso, estamos melhorando a segurança pública em todo o Estado e em todas as frentes com a Polícia Civil, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e estamos unidos em família só, pois falam a mesma linguagem e seu papel é um só; proteger o cidadão de bem”, finalizou o governador.

A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil tem como titular o Delegado de Polícia Ibanez Ayres da Silva Neto e é composta por 11 municípios, sendo: Aparecida do Rio Negro, Fátima, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Monte do Carmo, Novo Acordo, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional (com 8 Delegacias, entre circunscricionais e especializadas), Santa Rita e Silvanopólis.