Agricultura participa de ciclo de palestras sobre abelhas

28/11/2017 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) participa nesta terça-feira, 28, de mais um ciclo de palestras sobre a importância e a preservação das abelhas. O evento será na Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Palmas, auditório do Bloco III, a partir das 19 horas. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral.

O ciclo de palestras conta com temas sobre biologia das abelhas, incluindo plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e preservação, biodiversidade, produtos e legislação. Na programação, a última palestra deste ano ocorrerá no dia 5 de dezembro.

O tema da palestra será Apicultura e Cooperativismo no Tocantins: Realidade e Perspectivas. A palestra será ministrada pelo presidente da Cooperativa de Apicultores do Tocantins, Antonildo de Medeiros.

A diretora de Políticas Públicas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, disse que a apicultura é uma atividade basicamente realizada por pequenos produtores e agricultores familiares, e que estes precisam se unir para fortalecer a atividade. “A gente entende que é muito importante essa discussão sobre fortalecimento das organizações locais para o crescimento da apicultura e que, sem o fortalecimento da atividade, ela tem sucesso”, opinou. 

As palestras são realizadas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo Grupo de Pesquisa, Biologia, Conservação e Manejo das Abelhas; em parceria com a Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

Compartilhe esta notícia