Unitins aprova pós-graduação em Educação, Sociedade e Violência

30/11/2017 - Ana Cássia Costa/Governo do Tocantins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) aprovou, por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni), o curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação, Sociedade e Violência. O curso será ofertado a partir de 2018 para toda a sociedade e de forma gratuita.

A diretora de Pós-Graduação da Unitins, Fabíola Sandini Braga, conta que realizou a apresentação do projeto de pós-graduação aos conselheiros do Consepe e do Consuni na manhã do dia 28 de novembro. “O projeto recebeu aprovação dos conselheiros para sua realização no ano de 2018”, comemorou.

De acordo com a diretora, “o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Sociedade e Violência é fruto de um estudo realizado nos anos de 2016 e 2017, por um Grupo de Trabalho, ora denominado GT-Stricto Sensu, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e composto por professores doutores da Unitins, formados pelas grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes”.

Ela conta que o objetivo geral do GT foi estudar e elaborar uma proposta de implantação de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu na Unitins. “A proposta foi elaborada fazendo interface com os cursos de graduação ofertados pela instituição. Portanto, o resultado foi um curso interdisciplinar que trata de assuntos atuais e relevantes para o estado do Tocantins”, afirmou a diretora.

Seleção de alunos

A seleção de discentes ocorrerá por meio de edital que tem previsão de lançamento para o mês de março de 2018, durante o Simpósio Educação, Sociedade e Violência e contará com a participação de autoridades no assunto, da comunidade acadêmica e, especialmente, da comunidade tocantinense.

A diretora ressaltou que o referido curso é uma grande conquista para a Universidade e a sociedade tocantinense. Ele abrirá caminho também para a submissão de projetos de Pós-Graduação Strictu Sensu, que devem ocorrer em 2018.

“Vale ressaltar que esta é a primeira vez que será oferecido um curso de pós-graduação gratuitamente na instituição”, concluiu Fabíola Sandini Braga.