Tocantins realiza Encontro Estadual da 4ª Conferência +2 de Segurança Alimentar

01/12/2017 - Lara Cavalcante/Governo do Tocantins

O Governo do Estado realiza nesta segunda-feira, 4, o Encontro Estadual da 4ª Conferência +2 de Segurança Alimentar e Nutricional, das 8 às 18 horas, no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas. O evento é uma realização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas).

O encontro tem o objetivo de avaliar os avanços da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Tocantins, dentro das diretrizes propostas pela 4ª Conferência de SAN, realizada em 2015. Segundo o gerente de SAN da Setas, Iramar Cardoso, avaliar a política é fundamental para sua efetividade. “Esse encontro também visa elaborar uma agenda do futuro da política no Tocantins”.

Iramar Cardoso explica que o encontro é uma ação demandada pelo Conselho e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) nacional e os Estados que o realizarem participarão da etapa nacional, em março de 2018.

Participam do evento, conselheiros estaduais, delegados tocantinenses que participaram da 5ª Conferência Nacional de SAN, prefeitos e presidentes de Conseas dos municípios que solicitaram a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan), técnicos e gestores de SAN, membros da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e entidades da sociedade civil.

4ª Conferência de SAN no Tocantins

A 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins foi marcada pela forte participação da sociedade civil e pelo levantamento de necessidades específicas do Estado. O fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia como principal meio de produção de alimentos saudáveis e o resgate dos aspectos tradicionais da cozinha tocantinense estiveram no centro das principais discussões.