Polícia Militar forma mais uma turma do Curso de Força Tática em Lagoa da Confusão

04/12/2017 - Mariele França/Governo do Tocantins

A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou na manhã dessa sexta-feira, 1º de dezembro, a formatura do 1° Curso de Força Tática da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM). O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Ivo de Moura, no município da Lagoa da Confusão. Estiveram presentes o chefe do Estado-Maior, coronel Marcelo Falcão Soares; o prefeito Nelson Moreira; autoridades locais, familiares e amigos dos formandos.

O curso teve duração de 30 dias, com um total de 280 horas, distribuídas em instruções práticas e teóricas, além do estágio operacional. Ao todo, são 27 formandos, sendo dois da Polícia Militar de Goiás e um da Polícia Rodoviária Federal em Gurupi. A turma recebeu o nome do coronel Wagner Vieira da Cunha, atualmente na reserva remunerada, oficial de conduta exemplar na corporação.

Na oportunidade, 10 quimonos, doados por um vereador e dois comerciantes da região, foram entregues simbolicamente a três crianças do projeto Dojô Amigo, Lutando pela vida, forjando campeões. O projeto, que tem parceria com outras instituições, é voltado para o público infantil; sendo o idealizador, o primeiro-tenente Renê Silvestre Serra Vasconcelos Campos. Atualmente, o projeto atende mais de 60 famílias e tem total apoio da comunidade. “Percebi que meu filho está muito motivado com as aulas. No projeto, ele recebe diversas orientações benéficas para o desenvolvimento social, físico e educacional. É uma ação social de grande importância para o nosso município”, declarou Lisiane de Jesus de Souza de Matos Gomes, mãe de um dos meninos que recebeu o quimono.

Os formandos prestaram homenagens, com a entrega de uma placa, ao comandante-geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva; ao diretor de ensino e pesquisa, tenente-coronel Dousautomista Honorato de Melo e ao oficial que empresta o nome à turma, coronel Wagner.

O prefeito do município afirmou que sente orgulho em ver a sua cidade acolhendo os policiais para fazerem o curso tático. “Toda a população lagoense vê a Polícia Militar como amiga e parceira. São profissionais que nos transmitem grande sensação de segurança”.

O coronel Marcelo Falcão agradeceu pelo apoio que a Polícia Militar tem recebido na cidade. Ele acrescentou que “o governador do Estado tem investido todos os esforços para que as instituições de segurança estejam preparadas para servir e proteger a sociedade. Mais de 300 policiais militares já foram formados nos últimos três anos na força tática tocantinense. Um grupo especializado que tem sido exemplo para todo o país e tem alcançado resultados excelentes para a sociedade”.

Ao final da solenidade, os formandos fizeram uma apresentação com a temática família, onde os taticanos marcharam ao lado dos filhos e debaixo das bênçãos dos familiares a cerimônia foi encerrada.