Educação promove formação para gestores das unidades em tempo integral

09/01/2018 - Thaís Souza/Governo do Tocantins

As equipes gestoras das Escolas em Tempo Integral do Estado participam, entre os dias 10 e 12 de janeiro, em Palmas, de uma Formação Introdutória que abordará o modelo de gestão e técnicas de liderança. O encontro ocorre das 8 às 17 horas, na Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (Unicet) e visa preparar os gestores para o início do ano letivo, nas metodologias de êxito do modelo de gestão da Escola Jovem em Ação.

A formação será conduzida pelas consultoras Ruani Cordeiro e Raquel Mello do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da Pasta.  Este ano, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) estendeu o Programa Escola Jovem em Ação para as escolas estaduais Custódia Pedreira da Silva, em Porto Nacional e Nova Escola de Tempo Integral, em Palmas.

Para alcançar melhores resultados e ampliar a aprendizagem dos estudantes, foi aprovada uma mudança na estrutura curricular das 24 escolas em tempo integral de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, padronizando a metodologia dessa modalidade de ensino.

De acordo com Maristélia Alves Santos, coordenadora do Programa Escola Jovem em Ação, é importante o encontro das equipes. “Nestes dias faremos com os gestores alinhamento das ações e metas a serem executadas durante o ano letivo. Também será um momento oportuno para troca de experiências e renovação das energias para início das atividades do ano letivo de 2018”, destacou.

Cronograma

No dia 10, serão Introduzidos os Critérios, suas Bases Teóricas e Metodológicas da Escola da Escolha; no dia 11 de janeiro será abordado sobre a Tecnologia De Gestão Educacional e, o dia 12 será voltado para o estudo dos primeiros 100 dias da Escola, que trabalhará o Projeto de Vida; Disciplinas eletivas; Práticas experimentais; Estudo Orientado; Clube de protagonismo e Avaliação semanal. Além dos profissionais das unidades, o representante de cada regional responsável participa da formação.

Compartilhe esta notícia