3° Seminário de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica ocorre nesta segunda

02/02/2018 - Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Concluir a 2ª etapa do aprimoramento das equipes, mostrando a importância da enfermagem obstétrica no componente parto e nascimento e o modelo de assistência realizado por ela. Estes são alguns dos objetivos do 3° Seminário de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica do Estado do Tocantins, que ocorre nesta segunda-feira, 5, no Auditório do Instituto Vinte de Maio – Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp/Palmas).

O evento é realizado pelo Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, que tem gradativamente feito o processo de implantação da atuação da enfermagem obstétrica, como ressalta a enfermeira obstétrica, Edilma Mascarenhas Avelino, que atua no pré-parto do Dona Regina. “Já conseguimos muitas conquistas, como a criação do protocolo de assistência da enfermagem obstétrica, assumimos a parturiente desde a internação dela no pré-parto até a alta (no trabalho de parto, parto e puerpério)”, afirmou.

Ainda segundo a enfermeira, “a vantagem, à parturiente, é oferecer uma assistência humanizada e de qualidade, pois, para nós, nunca é só mais um parto, é uma vida que está chegando, uma família nova que está se formando”, destaca.

A enfermagem obstétrica é uma profissão reconhecida internacionalmente, e a Resolução nº 0478/2015 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) normatiza a atuação e a responsabilidade do profissional de enfermagem para assistir o parto de baixo risco, ou seja, assumir a parturiente de risco habitual, desde a internação até a alta.

Inscrições

Interessados podem se inscrever até o momento de início do evento que é aberto a todos os públicos ou antecipadamente por meio do e-mail hmdr.nep@gmail.com e ainda no Núcleo de Educação e Pesquisa do Dona Regina, pelo telefone (63) 3218-7718.

Na programação, palestras com temas relacionados à atuação da enfermagem obstétrica bem como a contribuição da enfermagem obstétrica do Dona Regina na assistência ao parto e nascimento e relato da experiência: trabalho de parto, parto e nascimento.

Compartilhe esta notícia