Detentos da Cadeia Pública de Barrolândia recebem serviços médicos e odontológicos

05/02/2018 - Jaqueline Moraes/Governo do Tocantins

Na manhã dessa sexta-feira, 2, foi realizado o 2º Encontro de Atenção à Saúde na Cadeia Pública de Barrolândia. Além de atendimentos a internos no hospital do município, foram realizados atendimentos médicos e odontológicos dentro da própria unidade.

Procedimentos de rotina como aferimento de pressão, testes de glicemia, pesagem e avaliação médica foram oferecidos aos reeducandos. Também foram realizados procedimentos odontológicos como a avaliação da saúde bucal dos internos, restauração e extração. Após os atendimentos, o dentista Felipe Dalla Corte ofereceu orientações sobre higiene e saúde bucal.

Para o chefe da unidade, Leandro Oliveira de Sá, é de fundamental importância oferecer meios de fortalecer e garantir a saúde daqueles que estão privados de liberdade. “A saúde deve ser encarada como uma das prioridades em uma comunidade prisional, sendo ela um fator determinante no trabalho de busca da ressocialização. Nesse sentido, a gestão municipal tem sido uma grande parceira”, frisou.

A prefeitura municipal foi parceira do encontro oportunizando, aos reeducandos, o acesso aos profissionais e aos meios de atendimento, como o micro-ônibus odontológico da Secretaria Municipal de Saúde, que foi cedido para atender os internos. Também foram entregues materiais educativos e realizada palestra elucidativa sobre hanseníase e tuberculose.