Saúde e parceiros realizam ações de prevenção durante o período de Carnaval

08/02/2018 - Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Visando apoiar o processo permanente de intersetorialidade, integração, articulação e fomentação das ações preventivas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu parceiros que compõem a rede de atenção aos acidentes de trânsito e, juntos, definiram uma agenda de ações preventivas para o período do Carnaval. As atividades começaram dia 1º deste mês e seguem até o dia 14.

Na programação, blitze educativas e coercitivas, panfletagens, palestras e operações preventivas que serão realizadas em Palmas, Gurupi, Peixe, Dianópolis, Luzimangues, Porto Nacional, Pium, Caseara, Araguaína, Rio Sono, Xambioá, Augustinópolis e Arraias.

As ações têm como objetivo reduzir as lesões graves e mortes no trânsito, por meio da concepção de parceria e proatividade, rumo a uma cultura avançada de segurança viária. De acordo com a Superintendência de Vigilância Promoção e Proteção à Saúde (SVPPS), “busca-se ainda efetivar parcerias no enfrentamento da violência no Trânsito no Estado do Tocantins, sejam elas da esfera municipal, estadual, federal, empresas privadas e ONGs [Organizações Não Governamentais]”.

Segundo a gerente da Diretoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), ligada à SVPPS, Simone Matias Gondim, “a SES estará como parceira em todas as ações com distribuição de materiais informativos, bem como faixas, banners e flyers. Foi montado um cronograma de atuação com as respectivas iniciativas por parte dos órgãos envolvidos e parceiros em cada ação”, explicou.

São parceiros da SES, a Superintendência de Juventude, o Departamento Estadual de Trânsito, a Polícia Militar, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, a Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi, a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte de Palmas, o Corpo de Bombeiros, a Diretoria Regional de Ensino de Gurupi e a Guarda Municipal de Porto Nacional.

Preocupação

Segundo o Informe Mundial sobre o Estado da Segurança Viária (OMS, 2009), a situação no Brasil é muito preocupante, ocupando o 5º lugar em taxa de mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre no mundo, ficando atrás de países como China, Índia, Rússia e Estados Unidos.

No Tocantins, só no Hospital Geral de Palmas, foram registrados 56 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito no período de Carnaval de 2017.

Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) mostram que os acidentes de trânsito figuram como a segunda maior causa de morte no Estado. De 2007 a 2016, o Tocantins apresentou uma média de 500 mortes no trânsito, por ano, a maioria do sexo masculino e usuários de motocicleta.

Dia 9 de fevereiro:

- Blitz educativa/panfletagem em Xambioá;

- Blitz educativa/panfletagem em Augustinópolis;

- Operação preventiva em Palmas;

- Blitz educativa - TO-050 em Taquaralto;

- Blitz educativa - TO-222 em Araguaína.

Dia 10 de fevereiro

- Blitz educativa em Palmas;

- Blitz educativa/panfletagem em Araguaína.

Dia 11 de fevereiro

- Blitz educativa/panfletagem em Gurupi.

Dia 12 de fevereiro

- Blitz educativa em Palmas;

- Blitz educativa/panfletagem em Dianópolis.

Dia 13 de fevereiro

- Blitz educativa em Palmas;

- Blitz educativa/panfletagem em Arraias.