Cadastro Ambiental Rural chega a mais três municípios

14/02/2018 - Suene Moraes/Governo do Tocantins

Para tornar a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) mais acessível, a partir desta quarta-feira, 14, até a sexta-feira, 16, o atendimento será realizado nos municípios de Miranorte, Aparecida do Rio Negro e Monte do Carmo. O programa CAR/Tocantins Legal é uma realização do Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A ação é totalmente gratuita para os proprietários rurais e posseiros que possuem até 320 hectares. A meta é de que cerca de 31 mil cadastros sejam realizados no Tocantins e para isso, a Semarh realizou licitação para a contratação do Consórcio Capim Dourado com objetivo de percorrer os 139 municípios. Os investimentos são na ordem de R$ 6 milhões, valor oriundo do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em Miranorte, a equipe está na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já em Aparecida do Rio Negro, os interessados podem procurar a Prefeitura e; em Monte do Carmo; o ponto de apoio é na Câmara Municipal. Nas três cidades, também atuam equipes itinerantes que realizam o CAR na zona rural.

O CAR é uma ferramenta indispensável para o crescimento econômico do produtor. Com as informações do CAR, o Governo do Tocantins vai constituir base de dados estratégica para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

Compartilhe esta notícia