Detran-TO leva educação de trânsito para Ação Global

16/05/2011 - 08:39 - Marciley Dias

Esequias Araujo

Detran participou do Ação Global com palestras, jogos educativos, brincadeiras, distribuição de panfletos, cartilhas e de kits pedagógicos para crianças e adultos

Palestras, jogos educativos, brincadeiras, distribuição de panfletos, cartilhas e de kits pedagógicos para crianças e adultos. Assim foi a participação do Detran-TO na 17ª edição do Ação Global, realizada neste sábado, 14, no Centro de Ensino Médio Florêncio Aires em Porto Nacional, a 60 km de Palmas.

Com a palestra “Direitos e deveres de todos no trânsito”, ministrada pelo chefe de Divisão de Qualificação de Credenciados e Parceiros, do Detran-TO, Yuri Nery de Assis, dezenas de pessoas, tiveram acesso às dicas de segurança e educação no trânsito. A pedagoga e servidora pública Maria do Espírito Santo Noleto considerou a iniciativa importante. “Achei essa ação do Detran fundamental dentro do Ação Global, pois é uma causa que envolve todos, e neste evento não poderia passar despercebida”, destacou a pedagoga.

Para o chefe de Divisão de Recursos Didáticos e Campanhas Educativas do Detran-TO, Jesuíno Santana de Oliveira Júnior, o objetivo do órgão no evento é somar forças nas ações voltadas para a cidadania. “O evento visa promover a cidadania e o Detran-TO abraça essa causa, promovendo atividades educativas, somando conhecimento para crianças, jovens e adultos, levando a mensagem de um trânsito mais seguro a todos”, ponderou Júnior.

A gerente executiva do Serviço Social da Indústria – Sesi, Rose Jaber, destacou a importância do Detran-TO dentro do evento, como uma oportunidade de conhecimento para muitos que passaram no local. “Fazemos questão dessa parceria do Detran-TO dentro do Ação Global. As ações fizeram muitas pessoas despertarem para um trânsito mais consciente e menos violento”, frisou a gerente.

Atendimentos

Mais de 23 mil pessoas passaram pela Ação Global 2011 em Porto Nacional. Na ocasião, mais de 61 mil atendimentos foram realizados, entre os quais nas áreas de saúde e emissão de documentos, lazer e cultura. Também participaram do evento o Diretor Executivo do Detran-TO, Lélio Dias de Sousa, a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, o secretário Estadual das Oportunidades, Omar Henneman, entre outras autoridades estaduais e municipais.

Ação Global

O Ação Global é um projeto desenvolvido anualmente pelo Serviço Social da Indústria – SESI, em parceria com a Rede Globo/TV Anhanguera e parceiros. O evento acontece simultaneamente em todo o país e tem como objetivo levar atendimentos gratuitos em várias áreas para a população carente.