Estudo aponta crescimento recorde da área plantada de soja no Tocantins para safra 2011/12

13/07/2011 - 10:50 - Valmir Araújo

Divulgação/Seagro

Estudo da consultoria Agência Rural prevê novo crescimento da área plantada de soja no Brasil e no Tocantins, que deverá ser o 4º no ranking nacional

Um estudo da consultoria Agência Rural prevê que a safra de soja brasileira para 2011/12 deve atingir um recorde de área plantada, com 24,92 milhões de hectares, ou seja, um aumento de 764 mil hectares em comparação com safra 2010/11. Ainda de acordo com a Agência Rural, o Tocantins deverá ser o quarto maior em avanço de área plantada de soja, com 45 mil hectares a mais que a última safra, um crescimento de mais de 11%. Na frente do Tocantins estão apenas o Mato Grosso, Maranhão e a Bahia.

O Brasil é o segundo produtor e exportador de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Se confirmada a previsão de crescimento, será o quinto ano consecutivo que o país registrará aumento de área plantada de soja.

Com base na intenção de plantio estimada pela consultoria, a tendência é que a produtividade brasileira de soja possa atingir 73,4 milhões de toneladas. De acordo com a Agência Rural, os bons preços da soja na Bolsa de Chicago, que já garantiram uma antecipação sem precedentes da comercialização da safra brasileira 2011/12, devem ser responsáveis também pelo recorde de área plantada.

Na última safra, o Brasil registrou produtividade recorde, superior a 3.100 kg por hectare, segundo a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. No caso da produtividade recorde se repetir em 11/12, o Brasil poderá ter a maior safra da história novamente.

Estados

O maior incremento absoluto na área acontecerá no Mato Grosso, com 292 mil hectares a mais, uma alta de 4,6%. Outra fronteira que deve ter crescimento expressivo de área é o Maranhão, cujo avanço é estimado em 152 mil hectares, percentual de 29,3 a mais. Em seguida, aparece a Bahia, com aumento de 86 mil hectares e o Tocantins, com 45 mil.

No Piauí, o aumento de área será mais modesto, de 37 mil hectares, índice de crescimento de 9,8%, um acréscimo limitado pelo maior interesse dos produtores em plantar mais milho para abastecer o Nordeste, avaliou a consultoria. Para Goiás e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), a expectativa também é de aumento na área da oleaginosa, com incremento de 76 mil hectares para os goianos, mais 2,9%, e de 40 mil hectares para os sul-mato-grossenses. (Com informações da Agência Reuters)

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Governador anuncia programa habitacional para servidores; mais de 390 famílias já serão beneficiadas na primeira etapa Inscrições para concurso de redação sobre drogas estão abertas; edital foi publicado no Diário Oficial dessa segunda Governo do Estado incentiva beneficiamento de frutas típicas do cerrado tocantinense Governador lança Programa Habitacional para servidores públicos Potenciais econômico e turístico do Estado são apresentados na Agrotins 2015 Agrotins contará com 50 caravanas de agricultores de todas as regiões do Estado Operação do Corpo de Bombeiros realiza vistorias no comércio local Refis 2015: contribuintes já podem regularizar débitos Governo e ATM buscam parceria para transparência e controle social em todo o Estado Agência de Ciência e Tecnologia tem estande na 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária, iniciada nesta terça Governo apoia Movimento Maio Amarelo e desenvolverá ações em prol da educação e segurança no trânsito Novas tecnologias para agricultura familiar serão apresentadas na Agrotins 2015 Produtores rurais e estudantes terão atendimento da Adapec Programação da Agrotins Brasil 2015 ofertará aos visitantes da Feira duas mil atividades Com expectativa de movimentar agronegócio no Estado, tem início nesta terça-feira a Agrotins Maior feira de tecnologia agropecuária do Norte, Agrotins Brasil 2015 começa nesta terça Com Refis, contribuintes podem regularizar débitos a partir desta segunda-feira Agrotins Brasil 2015 contará com linha e horários especiais de transporte coletivo Melck Aquino é empossado secretário da Cultura Agrotins Brasil 2015 vai contar com linha de ônibus exclusiva