Estudo aponta crescimento recorde da área plantada de soja no Tocantins para safra 2011/12

13/07/2011 - 10:50 - Valmir Araújo

Estudo da consultoria Agência Rural prevê novo crescimento da área plantada de soja no Brasil e no Tocantins, que deverá ser o 4º no ranking nacional

Divulgação/Seagro

Um estudo da consultoria Agência Rural prevê que a safra de soja brasileira para 2011/12 deve atingir um recorde de área plantada, com 24,92 milhões de hectares, ou seja, um aumento de 764 mil hectares em comparação com safra 2010/11. Ainda de acordo com a Agência Rural, o Tocantins deverá ser o quarto maior em avanço de área plantada de soja, com 45 mil hectares a mais que a última safra, um crescimento de mais de 11%. Na frente do Tocantins estão apenas o Mato Grosso, Maranhão e a Bahia.

O Brasil é o segundo produtor e exportador de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Se confirmada a previsão de crescimento, será o quinto ano consecutivo que o país registrará aumento de área plantada de soja.

Com base na intenção de plantio estimada pela consultoria, a tendência é que a produtividade brasileira de soja possa atingir 73,4 milhões de toneladas. De acordo com a Agência Rural, os bons preços da soja na Bolsa de Chicago, que já garantiram uma antecipação sem precedentes da comercialização da safra brasileira 2011/12, devem ser responsáveis também pelo recorde de área plantada.

Na última safra, o Brasil registrou produtividade recorde, superior a 3.100 kg por hectare, segundo a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. No caso da produtividade recorde se repetir em 11/12, o Brasil poderá ter a maior safra da história novamente.

Estados

O maior incremento absoluto na área acontecerá no Mato Grosso, com 292 mil hectares a mais, uma alta de 4,6%. Outra fronteira que deve ter crescimento expressivo de área é o Maranhão, cujo avanço é estimado em 152 mil hectares, percentual de 29,3 a mais. Em seguida, aparece a Bahia, com aumento de 86 mil hectares e o Tocantins, com 45 mil.

No Piauí, o aumento de área será mais modesto, de 37 mil hectares, índice de crescimento de 9,8%, um acréscimo limitado pelo maior interesse dos produtores em plantar mais milho para abastecer o Nordeste, avaliou a consultoria. Para Goiás e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), a expectativa também é de aumento na área da oleaginosa, com incremento de 76 mil hectares para os goianos, mais 2,9%, e de 40 mil hectares para os sul-mato-grossenses. (Com informações da Agência Reuters)

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Gestores sociais de municípios recebem capacitação do Governo Júlio César Machado destaca função social do Itertins em entrevista à TVE Ministro Gilberto Kassab e Claudia Lelis entregam 400 moradias populares em Colinas Diagnóstico apontará demandas para comunidades rurais Hospital Regional de Gurupi promove 1ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho a partir desta segunda Eixos temáticos de Direitos Humanos discutidos no município de Gurupi vão fortalecer conferência estadual Propostas ao texto-base do Sistema Nacional de Educação são debatidas em reunião na Secretaria da Educação Município de Xambioá sedia segundo encontro do Plano Plurianual nesta segunda-feira Setas inicia diagnóstico de cooperativas de reciclagem para execução de projeto de inclusão produtiva Símbolos da identidade cultural do Tocantins são tema de palestra Sefaz publica Índice de Participação dos Municípios definitivo para 2016 Participação da comunidade marca 5ª Conferência Municipal de Assistência Social no município de Dianópolis Poeta Frederico Barbosa falará sobre poesia na 9ª edição Salão do Livro no Parque do Povo em Palmas Comunidade quilombola Malhadinha promove olimpíadas com competições esportivas e apresentações culturais Desafio 24h sem cigarro acontece hoje em Palmas Profissionais da Saúde são capacitados sobre o Sistema de Ouvidoria do SUS Definidos grupos dos Jogos dos Servidores Públicos do Tocantins Governo apoia Encíclica Verde e destaca compromisso com a preservação do meio ambiente Estado lança desafio de 24 horas sem cigarro para fumantes Ninhada de filhotes de periquitos será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em Araguaína