Pronunciamento do governador Marcelo Miranda por ocasião da formatura da 1ª Turma de Medicina do ITPAC, em Araguaína

29/07/2005 - 18:49 -

Cumprimento as autoridades presentesCumprimento o corpo docente da UniversidadeCumprimento os familiares dos formandosCumprimento os formandosSenhoras e senhores,Cada vez que um grupo de estudantes me honra com um convite para ser paraninfo de uma formatura, eu me sinto duplamente gratificado. Primeiro, como cidadão, é engrandecedor servir de referência para jovens que se esforçaram e conseguiram superar todas as etapas até ingressarem no seleto grupo dos brasileiros e tocantinenses que ultrapassam o ensino superior. Segundo, como governante e homem público, pois a cada grupo de jovens que se forma, nos dá a tranqüilidade e a certeza de dias melhores para o nosso Estado.Mas essa formatura tem um significado ainda mais especial e eu diria até histórico, já que depois de séculos de ocupação desta região, de mais uma década e meia de criação do Estado, o Tocantins está formando a sua primeira turma de médicos.Não dá para não rememorar, os tempos em que o Norte de Goiás implorava por um médico, por um hospital decente, por equipamentos que pudessem salvar vidas, mas o pioneirismo do Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos encarou o desafio de implantar, aqui, uma escola de medicina.Venceu as dificuldades e hoje oferece à sociedade tocantinense profissionais do mais alto nível, formados a partir dos melhores referenciais humanos e técnicos, e, com certeza, com um senso ético elevado, como requer essa nobre profissão.Essa formatura chega num momento em que todo o país discute a interiorização do profissional de saúde, e nós aqui do Tocantins, depois da experiência com os valorosos profissionais de Cuba, buscamos soluções definitivas, capazes de garantir a oferta de médicos em todas as cidades do Estado, em condições satisfatórias de trabalho.Eu espero, sinceramente, que os senhores façam a opção pelo Tocantins na hora de escolherem os seus mercados de trabalho, porque aqui nós estamos construindo um modelo de saúde pública no qual os senhores terão orgulho em atuar.E estamos construindo essa nova saúde pública a partir da valorização do profissional, com uma carreira sólida, e uma remuneração justa. Estamos procurando oferecer ao cidadão hospitais bem equipados, com estruturas compatíveis com a grandeza de caráter de nosso povo, e dos servidores da saúde.Temos feito os maiores investimentos que esse Estado já viu no setor de saúde, e os resultados já estão aparecendo, consolidando o Sistema Único de Saúde no nosso Estado.Eu quero me dirigir também aos senhores e senhoras familiares dessa brilhante parcela da nossa juventude. Faço idéia do orgulho e da satisfação dos senhores nesse momento, mas quero destacar aqui a luta e o empenho que foram necessários para que esse momento fosse celebrado com toda essa carga de emoção.Eu sempre gosto de destacar o papel da família na educação dos filhos e tenho recomendado esse conceito a todos os nossos projetos, inclusive na área social. Porque sei, por experiência própria, porque também sou pai e também sou filho, do quanto é importante uma base familiar nesse momento tão importante das nossas vidas, que é a nossa formação e a formação dos nossos filhos.Congratulo-me com todos os professores e funcionários desta instituição, na pessoa do seu presidente, dr. Bonifácio José Tamm de Andrada, que acreditou no Tocantins e investiu no setor mais vital para o nosso desenvolvimento que é a educação.Congratulo-me com a sociedade araguainense, que tão bem acolheu essa entidade e os alunos de outras cidades e estados. Parabenizo os familiares e os formandos, por esse momento único em suas vidas.Agradeço a honra de entrar para a história desta instituição como o paraninfo da primeira turma de medicina, desejando que continue ampliando as suas instalações físicas e consolidando o seu processo educacional, destacando-se, cada vez mais, como estabelecimento de ensino superior no Tocantins.Muito obrigado.