Com o som do sertão, Orquestra Sinfônica de Teresina atrai multidão para a Praça dos Girassóis na Flit 2012

09/07/2012 - 11:07 - Geórgia Milhomem

Wlademir Filho

Formada por 65 músicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina encantou o público tocantinense Regida pelo maestro Aurélio Melo, orquestra interpretou clássicos de Luiz Gonzaga Acompanhado de secretários estaduais e da primeira-dama, o Governador assistiu emocionado à apresentação da orquestra Público ocupou todas as cadeiras disponíveis em frente ao palco

A Música Popular Brasileira com traços e arranjos eruditos, uma harmonia perfeita para homenagear Luiz Gonzaga, o mestre do baião. Com a formação de 65 músicos, sendo composta em maioria por jovens talentos, a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo e com participação do interprete João Claudio Moreno, lotou a Praça dos Girassóis na noite deste domingo, 9, na programação da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. Quem conferiu de perto a apresentação foi o Governador Siqueira Campos, que cantou junto com o público as músicas consagradas na voz do mestre Gonzaga.

Zabumba, triângulo e sanfona juntos a violinos, violoncelos e fagotes em perfeita harmonia, uma sinfonia de notas e arranjos que deram nova roupagem a canções que ultrapassaram gerações, como "Xote das Meninas", "Respeita Januário" e "Noites Brasileiras". Para contrariar aqueles que torcem o nariz para música clássica, os violinos se aproximam do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão criaram uma levada contagiante de ritmo nordestino.

“Estou me sentindo em casa, revivendo os momentos de minha meninice”, disse o Governador, que se emocionou com a surpresa preparada pela Orquestra, que executou brilhantemente o Hino do Tocantins, em homenagem ao Estado.

As mais de 3 mil cadeiras dispostas na praça foram todas ocupadas e as pessoas ainda se dispuseram nas escadarias do Palácio Araguaia. As crianças tiveram espaço especial, bem à frente do palco. Apesar da pouca idade, Jenize Maressa Saldanha, de 10 anos, aprendeu um pouco mais sobre a história da música brasileira. “Agora sei que Luiz Gonzaga é muito amado por todos, gostei muito. A primeira vez que vi uma orquestra sinfônica foi aqui na Flit, esta é a segunda vez que assisto”, disse.

Piauiense de Teresina, Genivan Ribeiro, que estava na primeira fila, destacou o trabalho da orquestra como inovador. “Misturar o clássico com o MPB, dando esta roupagem, foi uma ideia muito boa, acho que o 'rei do baião' está muito feliz”, completou.

Sobre a orquestra

Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Mais de mil pessoas serão beneficiadas com sistema de abastecimento de água Em Gurupi, Marcelo Miranda afirma que está começando um novo tempo no Tocantins Unidades prisionais trabalham com novos equipamentos de segurança Governo apoia realização de competições no Tocantins para fortalecer trabalho de entidades esportivas no Estado Abertura oficial da 21ª Semana do Meio Ambiente será realizada nesta segunda-feira, no Palácio Araguaia Etapa do Campeonato Brasileiro do Rally Baja 500 será no TO Laboratório da Unitins fortalece conservação da biodiversidade com identificação de espécies Secretários traçam plano de ação para o Festejo do Senhor do Bonfim de Natividade Remanescentes de Goiás já podem regularizar seus processos de aposentadoria Reunião interinstitucional define ações para o Complexo de Educação Ambiental e Patrimonial na Serra do Lajeado Contribuintes têm até esta sexta-feira para aderir ao Refis 2015 Participação tocantinense no Consad tem balanço positivo Polícia Militar do Tocantins participa de projeto nacional para redução de homicídios Contribuintes têm até 6ª para aderir ao Refis; prazo para pagamento segue até junho Seminário discute como colocar em prática as diretrizes do Plano de Direitos Humanos Hospital Dona Regina precisa de voluntárias para doação de leite materno Governador assina ordens de serviço para início de obras que beneficiam região de Gurupi Encontro reúne grupo de mulheres para debater vida com diagnóstico positivo de HIV; evento tem apoio do Governo Fundação Universidade do Tocantins estuda implantar cursos de pós-graduação; demandas locais são avaliadas Governo quer fortalecer cadeia produtiva de ovinocaprinocultura