Com o som do sertão, Orquestra Sinfônica de Teresina atrai multidão para a Praça dos Girassóis na Flit 2012

09/07/2012 - 11:07 - Geórgia Milhomem

Wlademir Filho

Formada por 65 músicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina encantou o público tocantinense Regida pelo maestro Aurélio Melo, orquestra interpretou clássicos de Luiz Gonzaga Acompanhado de secretários estaduais e da primeira-dama, o Governador assistiu emocionado à apresentação da orquestra Público ocupou todas as cadeiras disponíveis em frente ao palco

A Música Popular Brasileira com traços e arranjos eruditos, uma harmonia perfeita para homenagear Luiz Gonzaga, o mestre do baião. Com a formação de 65 músicos, sendo composta em maioria por jovens talentos, a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo e com participação do interprete João Claudio Moreno, lotou a Praça dos Girassóis na noite deste domingo, 9, na programação da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. Quem conferiu de perto a apresentação foi o Governador Siqueira Campos, que cantou junto com o público as músicas consagradas na voz do mestre Gonzaga.

Zabumba, triângulo e sanfona juntos a violinos, violoncelos e fagotes em perfeita harmonia, uma sinfonia de notas e arranjos que deram nova roupagem a canções que ultrapassaram gerações, como "Xote das Meninas", "Respeita Januário" e "Noites Brasileiras". Para contrariar aqueles que torcem o nariz para música clássica, os violinos se aproximam do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão criaram uma levada contagiante de ritmo nordestino.

“Estou me sentindo em casa, revivendo os momentos de minha meninice”, disse o Governador, que se emocionou com a surpresa preparada pela Orquestra, que executou brilhantemente o Hino do Tocantins, em homenagem ao Estado.

As mais de 3 mil cadeiras dispostas na praça foram todas ocupadas e as pessoas ainda se dispuseram nas escadarias do Palácio Araguaia. As crianças tiveram espaço especial, bem à frente do palco. Apesar da pouca idade, Jenize Maressa Saldanha, de 10 anos, aprendeu um pouco mais sobre a história da música brasileira. “Agora sei que Luiz Gonzaga é muito amado por todos, gostei muito. A primeira vez que vi uma orquestra sinfônica foi aqui na Flit, esta é a segunda vez que assisto”, disse.

Piauiense de Teresina, Genivan Ribeiro, que estava na primeira fila, destacou o trabalho da orquestra como inovador. “Misturar o clássico com o MPB, dando esta roupagem, foi uma ideia muito boa, acho que o 'rei do baião' está muito feliz”, completou.

Sobre a orquestra

Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Governador conhece Centro de Reabilitação em Goiânia e anuncia construção de unidade no Tocantins Governador assina contratos para financiamento de projetos de incetivo à tecnologia no Estado Governador Marcelo Miranda recebe a Folia do Divino Espírito Santo no Palácio Araguaia Avaliação psicológica do Concurso da Defesa Social será neste fim de semana Foliões anunciam a passagem do Divino Espírito Santo Seduc divulga lista dos aprovados no processo seletivo do PNAIC Para reforçar ações e qualificar profissionais, Estado oferece capacitação em serviço sobre meningites Escolas de Porto Nacional celebram Dia Nacional do Livro Infantil Plantio de sementes nas várzeas tropicais tocantinenses começa nesta segunda-feira Marcelo Miranda reforça compromisso de parceria com gestores municipais para o desenvolvimento do Estado Prefeitos anunciam apoio ao Governo Marcelo Miranda em audiência no Palácio Araguaia Sedruh tem novos horários para cadastro habitacional em Palmas Governo avalia indicadores de casos de dengue no Tocantins Caravana da Anistia defende debate sobre Direitos Humanos na Casa de Leis Marcelo Miranda assina contratos de incentivo à tecnologia no Estado Governo inicia nova capacitação em Planejamento Estratégico Institucional Estado promove o 1º Encontro de Associações de Moradores de Palmas Governo e servidores públicos do Estado buscam consenso em torno de propostas Agrotins 2015 terá programação diversificada para apicultores Municípios tocantinenses são incentivados a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional