Com o som do sertão, Orquestra Sinfônica de Teresina atrai multidão para a Praça dos Girassóis na Flit 2012

09/07/2012 - 11:07 - Geórgia Milhomem

Wlademir Filho

Formada por 65 músicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina encantou o público tocantinense Regida pelo maestro Aurélio Melo, orquestra interpretou clássicos de Luiz Gonzaga Acompanhado de secretários estaduais e da primeira-dama, o Governador assistiu emocionado à apresentação da orquestra Público ocupou todas as cadeiras disponíveis em frente ao palco

A Música Popular Brasileira com traços e arranjos eruditos, uma harmonia perfeita para homenagear Luiz Gonzaga, o mestre do baião. Com a formação de 65 músicos, sendo composta em maioria por jovens talentos, a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo e com participação do interprete João Claudio Moreno, lotou a Praça dos Girassóis na noite deste domingo, 9, na programação da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. Quem conferiu de perto a apresentação foi o Governador Siqueira Campos, que cantou junto com o público as músicas consagradas na voz do mestre Gonzaga.

Zabumba, triângulo e sanfona juntos a violinos, violoncelos e fagotes em perfeita harmonia, uma sinfonia de notas e arranjos que deram nova roupagem a canções que ultrapassaram gerações, como "Xote das Meninas", "Respeita Januário" e "Noites Brasileiras". Para contrariar aqueles que torcem o nariz para música clássica, os violinos se aproximam do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão criaram uma levada contagiante de ritmo nordestino.

“Estou me sentindo em casa, revivendo os momentos de minha meninice”, disse o Governador, que se emocionou com a surpresa preparada pela Orquestra, que executou brilhantemente o Hino do Tocantins, em homenagem ao Estado.

As mais de 3 mil cadeiras dispostas na praça foram todas ocupadas e as pessoas ainda se dispuseram nas escadarias do Palácio Araguaia. As crianças tiveram espaço especial, bem à frente do palco. Apesar da pouca idade, Jenize Maressa Saldanha, de 10 anos, aprendeu um pouco mais sobre a história da música brasileira. “Agora sei que Luiz Gonzaga é muito amado por todos, gostei muito. A primeira vez que vi uma orquestra sinfônica foi aqui na Flit, esta é a segunda vez que assisto”, disse.

Piauiense de Teresina, Genivan Ribeiro, que estava na primeira fila, destacou o trabalho da orquestra como inovador. “Misturar o clássico com o MPB, dando esta roupagem, foi uma ideia muito boa, acho que o 'rei do baião' está muito feliz”, completou.

Sobre a orquestra

Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Fórum busca esclarecer dúvidas e apontar soluções para andamento do Programa Minha Casa, Minha Vida Em audiência pública, Estado apresenta medidas e garante fortalecimento da Unitins Assembleia Legislativa discute demandas da Unitins Parceria entre Governo do Estado e UFT vai beneficiar estudantes e peritos da Polícia Científica do Tocantins Primeira fase das obras Ecoporto Praia Norte será entregue pelo Governo nesta sexta-feira Curso habilita profissionais de segurança pública para lidarem com questões relacionadas ao uso de drogas Governo entrega sistema de abastecimento de água em São Miguel do Tocantins nesta sexta Marcelo Miranda se reúne com membros do Grupo Energisa Em audiência Governo discute investimentos para infraestrutura e habitação Governo oferece políticas para inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho Governador Marcelo Miranda recebe representantes da Energisa Governo do Estado trabalha na recuperação das rodovias tocantinenses Projeto do governo abre espaço para prática de Yoga em museus Igeprev: Portal do Segurado disponibiliza Comprovante de Rendimentos para aposentados Treinamento tático prepara militares da Casa Militar para casos de atentados e ataques Empresas promotoras e produtores rurais que participarão de eventos pecuários devem procurar a Adapec Portal do Segurado disponibiliza Comprovante de Rendimentos para aposentados do Igeprev Governo e associação definem datas para o recolhimento itinerante de recolhimento de embalagens de agrotóxicos Projeto sobre desenvolvimento sustentável da Federação Nacional dos Engenheiros é apresentado ao governador Governo do Estado e Caixa discutem investimentos para infraestrutura e habitação