Com o som do sertão, Orquestra Sinfônica de Teresina atrai multidão para a Praça dos Girassóis na Flit 2012

09/07/2012 - 11:07 - Geórgia Milhomem

Wlademir Filho

Formada por 65 músicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina encantou o público tocantinense Regida pelo maestro Aurélio Melo, orquestra interpretou clássicos de Luiz Gonzaga Acompanhado de secretários estaduais e da primeira-dama, o Governador assistiu emocionado à apresentação da orquestra Público ocupou todas as cadeiras disponíveis em frente ao palco

A Música Popular Brasileira com traços e arranjos eruditos, uma harmonia perfeita para homenagear Luiz Gonzaga, o mestre do baião. Com a formação de 65 músicos, sendo composta em maioria por jovens talentos, a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo e com participação do interprete João Claudio Moreno, lotou a Praça dos Girassóis na noite deste domingo, 9, na programação da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. Quem conferiu de perto a apresentação foi o Governador Siqueira Campos, que cantou junto com o público as músicas consagradas na voz do mestre Gonzaga.

Zabumba, triângulo e sanfona juntos a violinos, violoncelos e fagotes em perfeita harmonia, uma sinfonia de notas e arranjos que deram nova roupagem a canções que ultrapassaram gerações, como "Xote das Meninas", "Respeita Januário" e "Noites Brasileiras". Para contrariar aqueles que torcem o nariz para música clássica, os violinos se aproximam do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão criaram uma levada contagiante de ritmo nordestino.

“Estou me sentindo em casa, revivendo os momentos de minha meninice”, disse o Governador, que se emocionou com a surpresa preparada pela Orquestra, que executou brilhantemente o Hino do Tocantins, em homenagem ao Estado.

As mais de 3 mil cadeiras dispostas na praça foram todas ocupadas e as pessoas ainda se dispuseram nas escadarias do Palácio Araguaia. As crianças tiveram espaço especial, bem à frente do palco. Apesar da pouca idade, Jenize Maressa Saldanha, de 10 anos, aprendeu um pouco mais sobre a história da música brasileira. “Agora sei que Luiz Gonzaga é muito amado por todos, gostei muito. A primeira vez que vi uma orquestra sinfônica foi aqui na Flit, esta é a segunda vez que assisto”, disse.

Piauiense de Teresina, Genivan Ribeiro, que estava na primeira fila, destacou o trabalho da orquestra como inovador. “Misturar o clássico com o MPB, dando esta roupagem, foi uma ideia muito boa, acho que o 'rei do baião' está muito feliz”, completou.

Sobre a orquestra

Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico.