Com o som do sertão, Orquestra Sinfônica de Teresina atrai multidão para a Praça dos Girassóis na Flit 2012

09/07/2012 - 11:07 - Geórgia Milhomem

Wlademir Filho

Formada por 65 músicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina encantou o público tocantinense Regida pelo maestro Aurélio Melo, orquestra interpretou clássicos de Luiz Gonzaga Acompanhado de secretários estaduais e da primeira-dama, o Governador assistiu emocionado à apresentação da orquestra Público ocupou todas as cadeiras disponíveis em frente ao palco

A Música Popular Brasileira com traços e arranjos eruditos, uma harmonia perfeita para homenagear Luiz Gonzaga, o mestre do baião. Com a formação de 65 músicos, sendo composta em maioria por jovens talentos, a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo e com participação do interprete João Claudio Moreno, lotou a Praça dos Girassóis na noite deste domingo, 9, na programação da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. Quem conferiu de perto a apresentação foi o Governador Siqueira Campos, que cantou junto com o público as músicas consagradas na voz do mestre Gonzaga.

Zabumba, triângulo e sanfona juntos a violinos, violoncelos e fagotes em perfeita harmonia, uma sinfonia de notas e arranjos que deram nova roupagem a canções que ultrapassaram gerações, como "Xote das Meninas", "Respeita Januário" e "Noites Brasileiras". Para contrariar aqueles que torcem o nariz para música clássica, os violinos se aproximam do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão criaram uma levada contagiante de ritmo nordestino.

“Estou me sentindo em casa, revivendo os momentos de minha meninice”, disse o Governador, que se emocionou com a surpresa preparada pela Orquestra, que executou brilhantemente o Hino do Tocantins, em homenagem ao Estado.

As mais de 3 mil cadeiras dispostas na praça foram todas ocupadas e as pessoas ainda se dispuseram nas escadarias do Palácio Araguaia. As crianças tiveram espaço especial, bem à frente do palco. Apesar da pouca idade, Jenize Maressa Saldanha, de 10 anos, aprendeu um pouco mais sobre a história da música brasileira. “Agora sei que Luiz Gonzaga é muito amado por todos, gostei muito. A primeira vez que vi uma orquestra sinfônica foi aqui na Flit, esta é a segunda vez que assisto”, disse.

Piauiense de Teresina, Genivan Ribeiro, que estava na primeira fila, destacou o trabalho da orquestra como inovador. “Misturar o clássico com o MPB, dando esta roupagem, foi uma ideia muito boa, acho que o 'rei do baião' está muito feliz”, completou.

Sobre a orquestra

Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Movimento de quadrilhas juninas recebe apoio do governo do TO Conselho de Administração do Igeprev aprova plano de investimentos para 2015; levantamento aponta perda de mais de R$ 265 mi em aplicações Levantamento do Igeprev identifica mais de R$ 265 mi perdidos em aplicações; plano aprovado visa garantir investimentos seguros Governo orienta municicípios sobre baixa no estoque de vacinas Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo dá inicio aos trabalhos de 2015 Cursos gratuitos ajudam na geração de renda a milhares de famílias no Estado Governo do Estado intensifica prevenção e controle da dengue e chikungunya Rede estadual dá início ao ano letivo na próxima segunda-feira Caravana do Carnaval do Bem vai percorrer municípios a partir desta 2ª Operação registra apreensões, tráfico de animais e veículos irregulares Frigorífico instalado em Araguaína deve gerar 600 novos empregos Governo incentiva a instalação de frigorífico no norte do Estado Tocantins é destaque internacional como a “nova fronteira agrícola do Brasil” Profissionais e proprietários de estabelecimentos de saúde devem obter o licenciamento sanitário Rede Estadual de Ensino do Tocantins dá início às atividades do ano letivo na próxima segunda-feira Governador Marcelo Miranda nomeia Morgana Gomes para o cargo de subsecretária da Educação Cursos gratuitos ajudam a gerar renda a milhares de famílias Resultado da prova objetiva do concurso da Defesa Social é divulgado Matrículas para Escolinha Nilton Santos serão abertas no início de fevereiro Escolas Estaduais são preparadas para início do ano letivo