Com o som do sertão, Orquestra Sinfônica de Teresina atrai multidão para a Praça dos Girassóis na Flit 2012

09/07/2012 - 11:07 - Geórgia Milhomem

Wlademir Filho

Formada por 65 músicos, a Orquestra Sinfônica de Teresina encantou o público tocantinense Regida pelo maestro Aurélio Melo, orquestra interpretou clássicos de Luiz Gonzaga Acompanhado de secretários estaduais e da primeira-dama, o Governador assistiu emocionado à apresentação da orquestra Público ocupou todas as cadeiras disponíveis em frente ao palco

A Música Popular Brasileira com traços e arranjos eruditos, uma harmonia perfeita para homenagear Luiz Gonzaga, o mestre do baião. Com a formação de 65 músicos, sendo composta em maioria por jovens talentos, a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo e com participação do interprete João Claudio Moreno, lotou a Praça dos Girassóis na noite deste domingo, 9, na programação da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. Quem conferiu de perto a apresentação foi o Governador Siqueira Campos, que cantou junto com o público as músicas consagradas na voz do mestre Gonzaga.

Zabumba, triângulo e sanfona juntos a violinos, violoncelos e fagotes em perfeita harmonia, uma sinfonia de notas e arranjos que deram nova roupagem a canções que ultrapassaram gerações, como "Xote das Meninas", "Respeita Januário" e "Noites Brasileiras". Para contrariar aqueles que torcem o nariz para música clássica, os violinos se aproximam do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão criaram uma levada contagiante de ritmo nordestino.

“Estou me sentindo em casa, revivendo os momentos de minha meninice”, disse o Governador, que se emocionou com a surpresa preparada pela Orquestra, que executou brilhantemente o Hino do Tocantins, em homenagem ao Estado.

As mais de 3 mil cadeiras dispostas na praça foram todas ocupadas e as pessoas ainda se dispuseram nas escadarias do Palácio Araguaia. As crianças tiveram espaço especial, bem à frente do palco. Apesar da pouca idade, Jenize Maressa Saldanha, de 10 anos, aprendeu um pouco mais sobre a história da música brasileira. “Agora sei que Luiz Gonzaga é muito amado por todos, gostei muito. A primeira vez que vi uma orquestra sinfônica foi aqui na Flit, esta é a segunda vez que assisto”, disse.

Piauiense de Teresina, Genivan Ribeiro, que estava na primeira fila, destacou o trabalho da orquestra como inovador. “Misturar o clássico com o MPB, dando esta roupagem, foi uma ideia muito boa, acho que o 'rei do baião' está muito feliz”, completou.

Sobre a orquestra

Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de nossos grandes compositores populares para a grandiosidade do som sinfônico.

Compartilhe esta notícia:

Outras notícias

Corrida do Fogo atrai milhares de atletas de todas as idades na Capital Secretaria do Meio Ambiente firma parceria com a UFT para implantação de Centro de Referência no Campus de Gurupi Governador Marcelo Miranda visita hospital de referência que será inaugurado em Goiânia Comitê estuda ações de proteção à criança e ao adolescente durante Jogos Mundiais Indígenas Marcelo Miranda discute desenvolvimento regional em Fórum em Goiânia Atividades desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito voltam ao fluxo normal com o fim da greve Governador Marcelo Miranda discute interesses da região Central durante fórum em Goiânia Oficina capacita servidores e debate desmistificação da sexualidade Estado e governo federal discutem agenda para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas Governo discute implantação de Agenda de Convergência para Jogos Mundiais dos Povos Indígenas Entrega dos kits para Corrida do Fogo termina nesta sexta-feira Audiência Pública debate políticas voltadas para a juventude tocantinense Presidente da Jucetins destaca Sistema que facilita processo de abertura e fechamento de empresas Prova Bombeiro de Aço testa competidores em circuito que exige força e habilidade Carlos Alberto esclarece sobre Redesim e alerta para regularização de empresas inativas Competição Bombeiro de Aço mobiliza militares na Capital Presidente da Jucetins fala sobre Redesim e alerta para regularização de empresas Audiência pública promove debate de políticas para a juventude do Tocantins Atendimento à população é retomado com o fim da greve dos servidores do Quadro Geral Sine Tocantins restabelece todos os seus serviços com término da greve dos servidores do quadro geral do Estado