Procon leva ações de cidadania ao interior do Tocantins em comemoração ao Dia Internacional do consumidor

Simultaneamente à programação do Procon-TO, em Palmas, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, dia 15 de março, realizada em parceria com a Defensoria Pública Estadual (DPE) e a Ordem de Advogados do Brasil (OAB), os núcleos regionais no interior do Estado também realizam, entre os dias 12 e 16, ações que visam levar cidadania à população, por meio de orientações sobre os direitos dos consumidores em diversos setores.

Em Gurupi, a abertura das atividades foi realizada nessa segunda-feira, 12, na escola Municipal Vila Nova. As palestras foram ministradas pelo administrador Antônio Jorge, que falou sobre Carteiras estudantis. Outra palestra, Saúde alimentar, foi realizada pela farmacêutica Mariana Lêda Barros. A programação também se estende ao município de Crixás, onde ocorrem mais duas atividades, as palestras: Práticas abusivas, com o administrador Antônio Jorge; e Saúde Alimentar, com o médico clínico geral, Vladmir Tanayo. O evento é uma parceria com as secretarias municipais de Gurupi e Crixás, além da Defensoria Pública.

No município de Araguatins, a equipe do Procon iniciou as atividades participando de entrevista na Rádio Sucesso, levando orientações diversas sobre as relações de consumo para a comunidade local e região. Também no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), será realizada uma roda de conversa onde a pauta será direcionada aos idosos.

Durante esta semana, o núcleo de Dianópolis também levará, aos funcionários públicos municipais, palestra sobre superendividamento. Já o tema Educação financeira será direcionado ao público jovem. Na programação, ainda ocorre uma panfletagem nas instituições financeiras da cidade.

O município de Guaraí levará palestras, às escolas municipais, abordando o tema Conhecendo os meus direitos como consumidor. A panfletagem contendo informações sobre as relações de consumo e direitos dos consumidores também fará parte da programação na cidade. Na cidade de Tocantinópolis, a equipe do Procon realizará atividades corpo a corpo, quando será entregue, à comunidade, material contendo informações sobre os direitos dos consumidores.

De acordo com o superintendente do Procon-TO, Nelito Vieira Cavalcante, o Governo do Tocantins, por meio do Procon, tem demonstrado uma preocupação peculiar em formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios das novas tendências que estimulam o consumo exacerbado. “É preciso despertar, principalmente nas crianças e nos adolescentes, noções adequadas sobre o consumo, uma vez que elas já nascem inseridas nesse contexto do consumismo”, explicou, ressaltando que a consciência sobre as relações de consumo as transformará em cidadãos comedidos e capazes de reconhecer seus direitos e cumprir com seus deveres.