Governo emite Ordem de Serviço e inaugura obras em Brejinho de Nazaré

08/12/2017 - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

O governador Marcelo Miranda assinará ordem de serviço para elaboração dos projetos de engenharia para reabilitação e manutenção de rodovias. Ele também irá inaugurar obras do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (Pdris), na modalidade vicinais, construídas no município de Brejinho de Nazaré, distante 110 km da capital Palmas, na segunda-feira, 11.

A Ordem de Serviço será para rodovias contempladas no Contrato de Reabilitação e Manutenção (Crema 2), sob responsabilidade da Residência Rodoviária da Ageto de Porto Nacional. Após a elaboração dos projetos, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) iniciará a licitação para execução das obras. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2018, após o período chuvoso.

A empresa habilitada, pela licitação, para a elaboração dos projetos de engenharia é a Strata Engenharia Ltda. Ao todo, o Crema 2 abrangerá a reabilitação e a manutenção de 1.382,86 km de rodovias estaduais, em conformidade com o Contrato nº 036/2017, no valor de R$ 4.071.316,32 com recursos do Banco Mundial.

Ordens de Serviço

Os 1.382,86 km foram divididos em lotes de acordo com as Residências Rodoviárias da Ageto para otimização dos trabalhos. Esta é a segunda emissão de Ordem de Serviços, abrangendo 226 km, sendo que os projetos são para os trechos da TO-070 do povoado Pinheirópolis (Porto Nacional) a Brejinho de Nazaré; TO-070 - Brejinho de Nazaré a Aliança do Tocantins; TO-255 de Ponte Alta do Tocantins a Monte do Carmo; e TO-255 – Monte do Carmo a Porto Nacional.

A primeira Ordem de Serviço foi de 284,80 km de extensão, em 11 trechos em rodovias estaduais, sob a responsabilidade da Residência Rodoviária de Dianópolis, assinada no último dia primeiro de dezembro.

Inauguração

A população da zona rural de Brejinho de Nazaré está comemorando a construção de pontes, bueiros e galerias em cerca de 40,17 km de estradas vicinais. De acordo com a Ageto, o valor investido no município é de aproximadamente R$ 1.349.923,36, provenientes de financiamento com o Banco Mundial (Bird), que contemplou 18 obras escolhidas pela população por meio de consultas públicas.

O objetivo da execução desses serviços e dessas obras é o melhoramento nas rodovias vicinais, por meio da construção de pontes com vigas pré-moldadas de concreto, bueiros celulares, bueiros tubulares de concreto e terraplenagem das estradas vicinais em que foram feitas as obras.

Obras

Foram construídas 03 pontes com vigas de concreto pré-moldada, sendo uma de 10 metros e duas de 20 metros cada. Além de sete galerias (bueiros celulares) e oito bueiros tubulares.

A ação é do Governo do Tocantins e faz parte do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (Pdris). As obras vão atender as necessidades de mobilidade das comunidades rurais, dos transportes escolares e, principalmente, dos produtores de soja e agropecuaristas nos tempos das chuvas.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos e presidente da Ageto, Sérgio Leão, o Governo do Tocantins está ouvindo e atendendo as demandas da população. “O Pdris é um projeto excelente que envolve todas as partes interessadas em infraestrutura, a comunidade de cada município escolhe o que é melhor para sua região, o Governo do Estado executa e o governo municipal faz a manutenção após a entrega das obras. É o desenvolvimento integrado em todos os sentidos”, declarou o secretário.